Oficina Vivência Inclusiva é realizada no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

cnapne

Oficina Vivência Inclusiva é realizada no Campus União da Vitória

Em parceria com a disciplina de sociologia, a Coordenadoria do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – CNAPNE do Campus União da Vitória, realizou, na terça-feira (12) a oficina Vivência Inclusiva, com os estudantes dos primeiros anos dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática Integrados ao Ensino Médio.

No encontro, foi aborda a temática da vivência inclusiva no ambiente escolar, na sociedade e na vida familiar. Os estudantes puderam relatar suas experiências com pessoas deficientes em suas famílias, e realizar um diálogo reflexivo em sala de aula.

A oficina contou também com uma parte prática, na qual os estudantes foram divididos em dois grupos em que se revezaram para a realização das atividades propostas. A primeira na sala de arte, onde produziram cartazes a respeito da temática da inclusão, de acordo com o que foi exposto em sala de aula.

A segunda atividade foi no espaço da CNAPNE numa visita guiada em que participaram de vivências inclusivas: sons que incomodam pessoas com hipersensibilidade sensorial no fone de ouvido no computador; sensações táteis diferenciadas com olhos vendados para vivenciar a hipótese de uma cegueira; cadeira de rodas, lupa elétrica, máquina de Braille, impressora Braille, entre outros objetos de uso na educação especial.

De acordo com a professora de educação especial e coordenadora da CNAPNE, Eliana Bastos, as turmas se portaram de maneira entusiasta e atenciosa.

“Acreditamos na disseminação dos valores inclusivos diariamente na ambiência escolar, com o intuito de coletivamente criarmos uma cultura inclusiva para todos e todas, a qual possa transformar vidas em nosso campus” finalizou Eliana.