Curso Básico de Libras tem início na Reitoria – Instituto Federal do Paraná

Campus Reitoria

Curso Básico de Libras tem início na Reitoria

O Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovido pela Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e ministrado pela professora de Libras Adriana Guzzo, teve início na tarde de hoje, às 13h15, no prédio da Reitoria do IFPR.

Adriana, docente do Câmpus Curitiba, estará na Reitoria às quartas-feiras, no período da tarde, para ministrar as aulas aos 26 servidores selecionados.O referido curso, presencial e com carga horária de 36h, tem o objetivo de promover a acessibilidade na comunicação entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte por meio da aprendizagem de habilidades básicas da Libras.

Conforme a coordenadora do curso, Aneliana Prado, o diferencial é que a iniciativa foi especialmente planejada para o contexto institucional do IFPR. “Pensamos na proposta especial do Instituto que é trabalhar com a inclusão. Queremos estar preparados para receber não só alunos mas também servidores e colaboradores que têm a Libras como língua materna. Acredito que o aprendizado não será apenas em termos de conhecimento de uma língua, mas também em termos da cultura que essa língua proporciona, que certamente agregará muito a todos os participantes”, afirma Aneliana.

A servidora Ana Maria Paulino, aluna do curso, ressalta que a capacitação em Libras vai além da questão da legislação brasileira: “Trabalho na Coordenadoria Geral de Secretaria Acadêmica. Independentemente da lei, é imprescindível que a gente esteja capacitado para atender o público. No meu caso, tem uma questão pessoal também, afinal sou deficiente auditiva, mas eu nunca tinha feito o curso. Quanto mais pessoas souberem a Libras, para poder lidar com o público da instituição, melhor será para nós, só cresceremos com isso.”

Neste primeiro dia, a aula contou com a participação dos intérpretes de Libras Tiago Saretto e Tânia Lisboa, ambos do Câmpus Curitiba. O próximo encontro será no dia 1º de julho.]]>