Equipes do IFPR conquistam colocações inéditas na OBR – Instituto Federal do Paraná

Equipes do IFPR conquistam colocações inéditas na OBR

Duas equipes do Campus Curitiba conquistaram colocações inéditas na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro em Uberlândia. A equipe Hakuna Matata, composta pelas alunas Julia Gonçalves, Maiara Santos e Eleonora Avello, ficou em 8º lugar nas finais, o que as deixa na fila de espera para uma vaga na etapa internacional. Esta etapa será disputada na Alemanha em 2016. A equipe foi a única formada exclusivamente por estudantes do sexo feminino na etapa nacional. A equipe TARS, composta pelos estudantes André Luis Ribeiro, Juan Antonio Moreira, Lucas Amon de Castro e Thainá Braga Kramer, atingiu a 17ª posição no ranking nacional e ganhou o 1º lugar na modalidade pôster, com a apresentação do projeto de extensão “Desenvolvimento de oficinas de robótica educacional para professores de escolas públicas da cidade de Curitiba”, coordenado pelo professor Marlon Vaz.

A equipe No Name, do Campus Londrina, também participou da etapa nacional. Formada pelos estudantes Matheus Ananias e Gabriel Arruda e orientada pelo professor Diogo Roberto Olsen, conquistou o 23º lugar no ranking, entre os 50 times presentes. Apenas equipes do IFPR representaram o Paraná no Nível 2 – que reúne estudantes do Ensino Médio – da etapa nacional.

“O resultado não poderia ser melhor, pois as equipes conseguiram um resultado inédito para o estado do Paraná e para o IFPR”, avalia o organizador da etapa estadual da OBR no Paraná e vice-coordenador do projeto de extensão, professor Marcos Laureano. “Este resultado, além de ser notável, demonstra que os projetos de robótica estão no caminho certo e que os investimentos do Instituto na OBR têm excelentes resultados”, afirma.

Interdisciplinaridade e protagonismo estudantil

Engana-se quem pensa que projetos na área da robótica atraem apenas os professores e alunos ligados às áreas da Informática. O envolvimento de estudantes de diferentes cursos técnicos é uma das características das equipes.

Na equipe TARS, André é aluno do segundo semestre do curso Técnico em Telecomunicações, na modalidade subsequente; Lucas, Juan e Thainá estão no terceiro ano do Ensino Médio dos cursos técnicos em Eletrônica, Informática e Contabilidade, respectivamente. Na equipe Hakuna Matata, as três estudantes estão no primeiro ano do Ensino Médio. Maiara e Júlia cursam o curso Técnico em Contabilidade; Eleonora, o curso Técnico em Informática.

Além da interdisciplinaridade, o que chama a atenção é o protagonismo dos estudantes em todas as etapas da competição. “Os bons resultados são totalmente provenientes do trabalho dos estudantes. Ao treinador cabe orientá-los, mas sempre estimulando que eles mesmos vão em busca dos conhecimentos necessários para desenvolver o projeto. Esse também é o espírito da olimpíada”, afirma Laureano.

Curitiba receberá a etapa nacional em 2017

Além das boas colocações, a etapa nacional da OBR trouxe outra conquista: o anúncio de que Curitiba sediará a etapa nacional do evento, em 2017. O evento será coordenado pelos professores Marcos Laureano e Marlon Vaz e terá apoio de outras instituições, como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Instituto CESAR.

“As equipes e os professores agradecem a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), por propiciar recursos para a realização das atividades de robótica, a Pró-Reitoria de Ensino (Proens), por possibilitar a viagem dos alunos para Uberlândia com recursos da Diretoria de Assuntos Estudantis, e também a direção do Campus Curitiba, que tem dado todo o apoio e incentivo aos projetos de robótica educacional”, afirma Laureano.]]>