Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2011 do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Processo de Seletivo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2011 do IFPR

Desta sexta-feira, 8 de outubro, até o dia 8 de novembro, estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2011 do Instituto Federal do Paraná (IFPR).  O edital, na íntegra, pode ser conferido, aqui.  As inscrições custam R$ 35 e devem ser feitas exclusivamente pela internet, neste link.

Cursos técnicos
São oferecidas 3620 vagas em 57 cursos técnicos, todos públicos e gratuitos, com duração de um ano e meio a quatro anos. Os cursos técnicos ocorrem em quatro modalidades: integrado ao Ensino Médio; subsequente, concomitante e Proeja. As provas para os cursos técnicos serão realizadas no dia 28 de novembro, simultaneamente, nas cidades de Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Ortigueira e Telêmaco Borba.

Cursos de nível superior
Para o primeiro semestre de 2011, são 220 vagas em cinco cursos de nível superior a serem ministrados em três cidades do estado. Para esses cursos, a seleção será feita por meio Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo nacional que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de avaliação. As inscrições no Sisu têm início logo após a divulgação do resultado do Enem 2010, previsto para 14 de janeiro de 2011.

Mostra de cursos
Os estudantes poderão obter mais informações sobre os cursos oferecidos e sobre o Instituto na 2ª Mostra de Cursos do IFPR, que será realizada na próxima semana, logo após o feriado prolongado de 12 de outubro.  Em Curitiba, a Mostra ocorre no prédio da Reitoria (Rua João Negrão, 1285, Rebouças), das 14h às 22h, nos dias 14 e 15, e das 09h às 17h, no dia 16.

Clique aqui
e confira no edital mais informações sobre o Processo Seletivo e a lista completa com todos os cursos oferecidos.

O Instituto
O IFPR é uma Instituição Pública e gratuita de Educação Profissionalizante, criada pela lei 11.892/08, que transformou a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Diferentemente de uma universidade clássica, os institutos federais podem oferecer cursos em todos os níveis e modalidades de Ensino (do Ensino Básico à Pós-Graduação, passando, por exemplo, pelo Ensino à Distância e pela Educação de Jovens e Adultos – Proeja).

Apesar de ter sido criado há cerca de dois anos, o IFPR traz tem na bagagem uma rica e expressiva história, uma vez que a ET-UFPR foi fundada em 1869.

A proposta político-pedagógica é outro diferencial.  O IFPR tem o objetivo de ser uma ferramenta de desenvolvimento econômico e, principalmente, de inclusão social, ofertando cursos e serviços de qualidade, planejados com base nos Arranjos Produtivos Locais (APL’s).