Campus Irati sedia a etapa estadual da Olimpíada de Robótica do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Campus Irati sedia a etapa estadual da Olimpíada de Robótica do IFPR

Neste sábado (6), o Campus Irati sedia a fase estadual da III Olimpíada de Robótica do IFPR. As competições serão realizadas no Ginásio Agostino Zarpelon Júnior, a partir das 8h. Cerca de 20 equipes dos campi vão participar da disputa, envolvendo as unidades de Assis Chateaubriand, Cascavel, Curitiba, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranavaí, Telêmaco Borba e União da Vitória.

A abertura da III Olimpíada de Robótica do IFPR será realizada nesta sexta (5), às 19h, no Campus Irati, com apresentações culturais de estudantes e da banda de pop rock Dnocks, de Irati.

Em 2015, o campus sediou a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Sobre a edição de 2016

Em 2016, a III Olimpíada de Robótica do IFPR traz como novidade as provas da modalidade Seguidor de Linha, adicionadas à competição para incluir estudantes dos cursos superiores do IFPR. “A Olimpíada Brasileira de Robótica é voltada aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que competem na modalidade Resgate. Decidimos incluir a modalidade Seguidor de Linha para que os estudantes dos nossos cursos superiores também pudessem participar”, explica o professor Márlon de Oliveira Vaz, do Campus Curitiba, um dos organizadores do evento.

Na nova modalidade, os participantes podem utilizar o sistema Lego ou então sistemas abertos, como o Arduíno ou Raspberry. As equipes têm como objetivo completar um trajeto já pré-definido no menor tempo médio, calculado a partir do resultado de três provas.

A modalidade Resgate, disputada nas duas primeiras edições da olimpíada, continua na competição. Nessa modalidade, os robôs devem executar funções como ultrapassar obstáculos ou decidir o melhor caminho a tomar em uma encruzilhada e realizar o resgate de um objeto que representa uma “vítima”, levando-o para a área segura.

A Olimpíada de Robótica do IFPR serve como preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). No Paraná, a etapa estadual da OBR será nos dias 2 e 3 de setembro, no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (Sept/UFPR), e conta com a organização do Instituto Federal do Paraná.

Olimpíada IFPR de Robótica movimenta os campi

Abertas as inscrições para participação na III Olimpíada IFPR de Robótica!