Publicado em
A agenda de audiências públicas do Plano de Desenvolvimento Institucional IFPR 2019-2023 tem início nesta semana. A primeira será realizada na noite desta terça-feira (27), das 19h às 22h, com os servidores, estudantes e comunidade externa ligados à Diretoria de Educação a Distância do IFPR.
Nas próximas semanas, uma delegação com representantes da comissão de coordenação geral e das comissões técnicas do PDI estarão nos campi, a fim de ouvir as contribuições da comunidade para a construção do documento que vai nortear as ações do IFPR para os próximos cinco anos.
Nesta semana, ainda serão realizadas reuniões na reitoria do IFPR, na quarta-feira (28), das 15h às 18h, e no Campus Curitiba, na quinta-feira (01), das 15h às 18h. Todos os servidores, estudantes e membros da comunidade externa estão convidados a participar.
Na noite desta segunda-feira (26), uma solenidade de lançamento foi realizada no auditório do Campus Curitiba. A cerimônia de abertura do PDI 2019-2023 contou com a participação do reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, do pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional e presidente da comissão de coordenação geral do PDI, Paulo Yamamoto, do diretor-geral do Campus Curitiba, Adriano Willian da Silva, do reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Luiz Alberto Pilatti, e da chefe do gabinete do reitor da UTFPR, Isaura Alberton de Lima.
Durante a solenidade, o reitor do IFPR falou diretamente aos estudantes dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação do IFPR, representados na ocasião pelos discentes do Campus Curitiba, presentes na solenidade: “A construção de um documento tão importante quanto o PDI só se justifica em vocês, estudantes. Queremos fortalecer o pedido de que vocês nos ajudem, participem da elaboração deste documento, que vai nortear as ações do IFPR pelos próximos cinco anos”.
Após a cerimônia, o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Luiz Alberto Pilatti, proferiu palestra sobre o PDI, em que abordou a experiência da construção do documento na UTFPR para os anos de 2013 a 2017.
Pilatti presidiu o processo de construção do PDI 2013-2017 do UTFPR, reconhecido como um dos processos mais democráticos e participativos realizados até então em uma instituição federal de ensino e no qual o IFPR se inspira, com a realização da sistemática de audiências públicas na reitoria e nos campi. Ele também destacou a importância da participação da comunidade, sobretudo estudantes e servidores, para a definição da identidade institucional que o IFPR pretende construir nos próximos anos. “A comunidade precisa estar ciente de que este processo é a vida da instituição para além dos cinco anos de vigência do documento”, afirma.
As reuniões estão concentradas em nove semanas, distribuídas no período que vai de 26 de fevereiro a 24 de maio de 2017. Em cada campus e na reitoria do IFPR, as reuniões terão três horas de duração e toda a comunidade está convidada a participar.
Você pode conferir a agenda de reuniões e mais informações na página do PDI IFPR 2019-2023.