Câmpus Telêmaco Borba lança o Ano Internacional das Florestas – Instituto Federal do Paraná

Campus Telêmaco Borba

Câmpus Telêmaco Borba lança o Ano Internacional das Florestas

O câmpus Telêmaco Borba do Instituto Federal do Paraná (IFPR), por meio dos alunos do curso  Técnico em Florestas e diversas parcerias, lançou na última segunda-feira (06) a Campanha “Ano Internacional das Florestas”. A data também abriu as comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente.

O evento teve abertura com a campanha Florestas para o Povo, apresentado pelo aluno Márcio Ribeiro, de Técnico em Florestas. O tema evidenciou o papel dos povos indígenas, comunidades tradicionais e de agricultores familiares na conservação das florestas. Na sequência, as autoridades reforçaram a pauta que deve ser assumida na região de Telêmaco Borba pelas instituições envolvidas. Estiveram presentes na campanha o Prefeito de Telêmaco Borba, Eros Danilo, o diretor do câmpus, Renato Nascimento, e Aureolino Alves (conhecido como Chocolate), da Via Campesina, entre outras autoridades.

Paralelamente ao evento, crianças da Escola Municipal Euclides Marcolla, do Bairro Bandeirantes, puderam prestigiar  um espetáculo de bonecos, vídeos e brincadeiras, produzidos por alunos de Florestas, sobre o tema em questão. Ainda como parte das atividades, os estudantes do curso Técnico em Florestas acompanharam, no próprio câmpus, o replantio de mudas nativas em área de recuperação ambiental.

O evento teve apoio dos professores João Luis Dremiski, Jeferson Souza, Luciana Maestro Borges, Rodrigo Diego Quoos e Roberto Martins Souza.

Projeto

A campanha terá continuidade com a recuperação de outras áreas degradadas na região, proteção de fontes de água, paisagismo, implantação de agroflorestas, debates sobre florestas, o bem comum e palestras em escolas municipais. O projeto para 2011 conta com alunos do Técnico em Florestas, do curso de Agroecologia e parceiros.

Se você se interessa por questões socioambientais, acesse o blog da campanha e confira a programação.

Veja as fotos do evento na página do IFPR no Facebook.