Aberto período de inscrição para os estudantes habilitados ao Enade – Instituto Federal do Paraná

ENADE

Aberto período de inscrição para os estudantes habilitados ao Enade

Começou nesta semana o período para inscrição dos estudantes habilitados ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Até o dia 19 de agosto, devem ser inscritos os alunos ingressantes e concluintes no ano de 2011 nos cursos a serem avaliados. A prova será realizada no dia 6 de novembro e é obrigatória para os concluintes.

No IFPR, serão avaliados os estudantes dos cursos que conferem o diploma de bacharel em Engenharia Civil (Câmpus Palmas); dos cursos que conferem diploma de licenciatura em Ciências Biológicas (Câmpus Palmas); Letras-Inglês (Câmpus Palmas), Química (Câmpus Palmas), Artes Visuais (Câmpus Palmas), Educação Física (Câmpus Palmas), Pedagogia (Câmpus Palmas), Física (Câmpus Paranaguá) e dos cursos que conferem o diploma de tecnólogo em Manutenção Industrial (Câmpus Paranaguá) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Câmpus Londrina)

Ingressantes
São considerados ingressantes os  estudantes que tenham iniciado o curso com matrícula no ano letivo de 2011 em curso a ser avaliado pelo Enade. A matrícula inicial em curso a ser avaliado pelo Enade 2011 atribui ao estudante a condição de ingressante, ainda que a  matrícula seja decorrente da mobilidade acadêmica.

Concluintes
Já os concluintes são os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso a ser avaliado pelo Enade 2011 durante o ano letivo de 2011, assim como aqueles que tenham completado mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária do curso, independente do período letivo de expectativa de conclusão do próprio curso.

Inscrição
É imprescindível ao processo de inscrição o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do próprio estudante habilitado ao Enade 2011. As inscrições serão realizadas pelos Coordenadores de Curso no portal Enade.

Avaliação
O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.

Mais informações:

Começou período de inscrição para os estudantes habilitados ao Enade

Ingressantes

São considerados ingressantes os estudantes que tenham iniciado o curso com matrícula no ano letivo de 2011 em curso a ser avaliado pelo Enade. A matrícula inicial em curso a ser avaliado pelo Enade 2011 atribui ao estudante a condição de ingressante, ainda que a matrícula seja decorrente da mobilidade acadêmica.

Concluintes

Inscrição