Publicado em
Teve início nesta semana para a maior parte das unidades do IFPR o processo anual de autoavaliação institucional. Estudantes, docentes e técnicos-administrativos podem participar, respondendo, por meio eletrônico, aos questionários desenvolvidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
As respostas podem ser enviadas até 30 de outubro, com exceção dos campi Cascavel, Colombo, Pinhais e da Diretoria EaD, cujo prazo final é 16 de outubro.
O processo de autoavaliação para essas quatro unidades começou antes, em 14 de setembro, pois elas precisarão utilizar as informações a serem reunidas a partir dos questionários para compor um relatório a ser produzido por ocasião da visita de avaliadores externos.
Os formulários estão organizados em quatro categorias: docentes, acadêmicos, acadêmicos EaD e técnico-administrativos.
Os estudantes respondem ao questionário informando o número do CPF e a data de nascimento (no formato dd/mm/aaaa).
Já os servidores devem realizar o acesso por meio do login e senha que utilizam nos sistemas institucionais como o Sei!, Sipac e Sigaa.
De acordo com a CPA, é garantido o pleno direito ao sigilo, pois os resultados gerados não permitem a identificação do usuário.
A participação de servidores e estudantes do IFPR neste processo é importante para que possam ser expressados e sistematizados diferentes entendimentos sobre a instituição. Esse conhecimento orienta o desenvolvimento de políticas acadêmicas e de gestão, bem como o planejamento e o desenvolvimento institucional e de infraestrutura.
Instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a CPA é responsável pela implantação e desenvolvimento de processos de avaliação institucional e também pela disponibilização dessas informações. A comissão tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados.
Caso existam dúvidas quanto ao acesso ou quanto ao conteúdo dos questionários, é possível entrar em contato com a comissão pelo e-mail cpa.reitoria@ifpr.edu.br.