Novos câmpus serão anunciados nesta terça (16). Acompanhe ao vivo a transmissão! – Instituto Federal do Paraná

Expansão

Nesta terça (16), a presidenta Dilma Roussef irá anunciar oficialmente, no Palácio do Planalto, em Brasília, a criação de mais sete câmpus para o Instituto Federal do Paraná (IFPR). O reitor do IFPR, professor Irineu Colombo, participará da cerimônia. A cerimônia será transmitida pela TV MEC e pala NBR. Acompanhe!

A lista dos municípios paranaenses será anunciada juntamente com outros institutos federais contemplados com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Após o anúncio dos municípios, cabe as prefeituras comprovar que estão aptas a receber o câmpus, informando as contrapartidas necessárias, que incluem, entre outros itens, terreno de 60 mil m².

As unidades terão a estrutura mínima para o funcionamento: 60 professores, 45 técnicos administrativos e os recursos necessários para a implantação, cargos e funções. Segundo o reitor Irineu Colombo, os recursos provenientes da expansão também irão contribuir para a consolidação da estrutura dos atuais 14 câmpus do IFPR.

O processo de implantação das novas unidades tem até três anos para ser concluído. Assim como a implantação, a criação de cursos também será gradativa, iniciando com a modalidade de Educação à Distância (EaD).

Esta fase da política de expansão prevê a implantação de 120 unidades dos institutos federais, com prioridade para as regiões e cidades com mais de 50 mil habitantes. Atualmente são mais de 400 unidades em funcionamento no país.