O que é NAC? – Instituto Federal do Paraná

O que é NAC?

Atualizado em

Os NACs possuem o papel institucional de fomentar a formação, a difusão e a articulação da produção artístico-cultural do IFPR, assessorando a Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proeppi) na gestão da política cultural da Instituição e contribuindo para a memória e a preservação de seu patrimônio cultural.

Os NACs tornaram-se importante referência na gestão da política cultural da Instituição e contribuem significativamente para a educação integral da comunidade acadêmica, bem como para a memória e a preservação do patrimônio cultural, tanto institucional quanto dos locais onde o IFPR está presente. Os núcleos estão vinculados à Proeppi, por meio da Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (Diext) e são constituídos pelos docentes da Área de Arte, técnicos, estudantes e membros da comunidade externa.

Os NAC’s são constituídos pelo NAC/Proeppi, sob a gestão da Proeppi/Diext, Coordenação de Arte e Cultura, e pelos NAC/Campus, subordinados às Diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão ou equivalente. Cada NAC/Campus é formado por um representante e membros, os quais são designados por meio de Portarias das Direções Gerais.

Os Núcleos de Arte e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) foram criados a partir da publicação da Resolução do Conselho Superior do IFPR (Consup) nº 69, de 13 de dezembro de 2017.