Publicado em
No contexto da terceira fase de ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a presidenta Dilma Roussef anunciou, na manhã desta terça-feira (16), a criação de mais sete câmpus para o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Receberão as novas unidades os municípios de Pitanga, Cascavel, União da Vitória, Capanema, Pinhais, Colombo e Jaguariaíva. A consolidação das novas unidades está prevista para ocorrer nos próximos três anos
Cada uma dessas prefeituras têm 150 dias para comprovar que está apta a receber o câmpus, informando as contrapartidas necessárias, que incluem, entre outros itens, a transmissão da posse de terreno de, pelo menos, 60 mil m². Caso os requisitos mínimos não sejam apresentados, os recursos para a criação do(s) câmpus serão repassados a outros municípios.
Cada uma das novas unidades receberá do Ministério da Educação (MEC) a estrutura mínima para o seu funcionamento: 60 professores, 45 técnicos administrativos e os recursos necessários para a implantação, cargos e funções.
Segundo o reitor do IFPR, Irineu Colombo, os recursos provenientes da expansão também irão contribuir para a consolidação da estrutura dos atuais 14 câmpus do IFPR. É o caso das unidades de Assis Chateaubriand, Campo Largo, e Ivaiporã, que também receberão o status de câmpus e, consequentemente, a estrutura mínima para o pleno funcionamento.
“Isso significa que poderemos fechar este ano com todas as nossas atuais unidades de ensino presencial funcionando como câmpus”, afirma Colombo. “E a expectativa é a de que até 2014 tenhamos, no total, 20 câmpus funcionando com toda a capacidade”, diz.
Unidades Descentralizadas
Os institutos federais poderão ainda criar unidades descentralizadas, localizadas nos territórios da cidadania. Cada unidade terá em torno de 20 professores e cinco técnicos administrativos e ofertará, prioritariamente, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que são voltados à capacitação profissional; cursos na modalidade de Educação à Distância (EAD) e cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio, modalidade pela qual os alunos recebem formação profissional no contraturno escolar.
No Paraná, o primeiro território a ser contemplados com uma unidade descentralizada será o da região da Cantuquiriguaçu, que reúne 20 municípios do Médio Centro Oeste do Paraná.
Expansão dos institutos e universidades federais
A expansão anunciada nesta terça-feira prevê a implantação de 120 unidades dos institutos federais até 2014. Outros 88 câmpus, já em construção, deverão ser entregues até o final de 2011, totalizando 208 novas unidades nos próximos três anos.
Também nesta terça, foi anunciada a criação de mais quatro universidades federais e 47 câmpus universitários. Duas dessas novas universidades serão no estado da Bahia; uma no Ceará e outra no Pará.
Painel Público
No site do Ministério da Educação foi criado um espaço que reúne diversas informações sobre a expansão dos institutos e universidades federais. O painel público pode ser acessado pelo link https://portal.mec.gov.br/expansao/