Publicado em
Está sendo realizado de segunda (4) a sexta-feira (8) na cidade de Bragança, em Portugal, o I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior. O evento tem o objetivo de revisitar e incentivar a cooperação internacional entre as instituições de educação de Portugal e do Brasil.
O evento é sediado pelo Instituto Politécnico de Bragança, com o apoio e organização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).
O seminário reúne gestores das redes portuguesas e brasileiras de educação profissional, científica e tecnológica.
O IFPR é representado pelo reitor, Odacir Antonio Zanatta, e pelo assessor de Relações Internacionais, Cleber Fernando Serafim.
O encontro propõe avaliar os resultados e definir novas agendas estratégicas de cooperação, considerando as missões e visões comuns a estas instituições.
“O Seminário vai permitir o intercâmbio de boas práticas entre os dois países que são referência em educação profissional. Além disso, há uma expectativa para que possamos fortalecer a imagem da Rede e aproximar nossas instituições aos programas de financiamento da União Europeia, a exemplo da Erasmus+, https://erasmus-plus.ec.europa.eu/ que vai destinar 30% de seu investimento para instituições da América Latina”, avalia Ana Carolina Oliveira, assessora internacional do Conif.
Portugal é o país com o qual as instituições da Rede Federal mais cooperam: atualmente há 126 acordos assinados entre instituições brasileiras e portuguesas.
Com relação à dupla diplomação, pelo menos 16 instituições da Rede Federal têm acordos com institutos politécnicos portugueses em áreas como Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Civil e Administração.
O IFPR, por exemplo, já possui acordo com o Instituto Politécnico de Bragança:
O I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior pretende abordar temáticas que distinguem positivamente as instituições, como, por exemplo, a Mobilidade e Dupla Diplomação, a Inovação Formativa, os Processos de Cocriação e o Empreendedorismo.
A programação inclui palestras, mesas redondas e workshops com as seguintes temáticas e objetivos:
A agenda conta ainda com uma reunião conjunta CCISP-Conif, envolvendo os presidentes dos institutos politécnicos e os dirigentes das instituições da Rede Federal.
O evento é transmitido ao vivo pelo Instituto Politécnico de Bragança.