IFPR Curitiba inaugura laboratórios de sistemas de televisão e de telefonia – Instituto Federal do Paraná

Campus Curitiba

IFPR Curitiba inaugura laboratórios de sistemas de televisão e de telefonia

O Curso Técnico de Telecomunicações do IFPR Curitiba inaugurou dois laboratórios, equipados por meio de parceria com a iniciativa privada. A entrega dos laboratórios ocorreu em solenidade realizada nesta quarta, dia 23 de novembro, no auditório do Câmpus Curitiba. Com os novos laboratórios, os alunos do curso poderão desenvolver suas atividades acadêmicas com a mesma infraestrutura com a qual já trabalham ou irão trabalhar após concluir o curso.

O primeiro laboratório, de Sistemas de Televisão, Dados e Telefonia Digital, conta com o apoio da NET Paraná. Já o segundo, de Sistemas de Telefonia e Segurança Patrimonial, é uma parceria com a Intelbras. Segundo Álvaro Cantieri, professor do IFPR e coordenador do curso, não existem no Paraná outros laboratórios deste porte montados pelas duas empresas.

O pró-reitor Paulo Yamamoto representou o reitor na solenidade, que também contou com a presença do professor Luiz Gonzaga de Araújo, diretor do Câmpus Curitiba, professor Alvaro Cantieri, coordenador do curso técnico em Telecomunicações, Marcelo Ilha Moreira, diretor de Operação da NET e Tatiana de Figueiredo, supervisora de treinamento da Intelbrás.

O professor Paulo Yamamoto enfatizou a importância das parcerias entre empresas e o Instituto Federal do Paraná. Destacou que o IFPR é uma instituição jovem, com apenas três anos de existência, e que está em expansão e fortalecimento, momento propício para estreitar estes relacionamentos.

Na hora de abrir as portas dos novos laboratórios, o entusiasmo dos alunos matriculados no curso de Telecomunicações demonstrou que mais do que o investimento em equipamentos – em torno de um milhão de reais, a NET e a Intelbrás estão investindo em oportunidades. O professor Alvaro Cantieri enfatiza que os laboratórios foram cedidos como forma das empresas apoiarem a capacitação de mão-de-obra nas suas áreas de atuação, dentro do currículo do curso de Telecomunicações, contando com equipamentos de última geração para estes treinamentos. Outra vantagem de contar com os laboratórios e em ter um estreito relacionamento com as empresas é o fato de aproximar a formação dos alunos do que o mercado de trabalho está exigindo dos profissionais.