Publicado em
De 17 a 19 de outubro, foi realizado no Instituto Federal de Brasília o I Seminário Nacional de Formação de Professores na Rede Federal, organizado pelo Fórum de Dirigentes de Ensino. O evento contou com a presença de representantes da Pró-Reitoria de Ensino do IFPR, e teve o objetivo promover o debate acerca da Formação de Professores na Rede Federal.
Com o tema “Caminhando para a Construção de Diretrizes”, a programação contou com palestras, dentre elas “A EPT na formação inicial de professores”, apresentada pela servidora Sandra Terezinha Urbanetz, do IFPR, e pelo professor Dante Henrique Moura, do IFRN, e “A proposta pedagógica das licenciaturas: novos desafios postos pela Resolução CNE/CP nº 02/2019”, apresentada pela professora Acácia Zeneida Kuenzer, do IFPR.
Durante o evento, também foi apresentada a versão preliminar do documento base para a construção de diretrizes para a oferta de cursos de Licenciaturas. O documento intitulado, “Reflexões sobre a formação de professores na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: caminhando para a construção de diretrizes”, será enviado às instituições da Rede Federal nos próximos meses para colaborações de todos os servidores.
Também foi aprovada a Carta de Brasília, que ratifica a necessidade urgente da revogação da Resolução CNE/CP nº 02/2019, que precariza a formação dos docentes da Educação Básica do Brasil, para que volte a ter vigência a Resolução CNE/CP nº 02/2015, pautada pela concepção de educação como processo emancipatório e permanente.