Publicado em
A equipe do Campus Londrina, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), composta pelos estudantes Ana Cláudia Franchi, Gian Cavalcante, Jhonas Janz, Juliana Fonteque e Patrick Engelmann, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, conquistou a 3ª colocação da América Latina através do time HIT, em sua primeira participação na Huawei Developers Competition.
O evento foi realizado na Cidade do México no dia 23 de novembro, e a equipe londrinense participou por transmissão online.
Segundo o professor do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Londrina, Augusto Luengo Pereira Nunes, essa foi a primeira participação dos estudantes do IFPR neste evento internacional, e já conquistaram um feito.
“Estamos apenas no início dos estudos da área de Cloud Services, ainda assim, a dedicação dos estudantes e seu desempenho é formidável. Esperamos que esse resultado inspire todos os outros estudantes do IFPR a também se engajarem em ações como essa, buscando aproveitar as parcerias criadas pelo instituto com grandes empresas de tecnologia como Huawei, ganhando experiência e amadurecimento em seus currículos, praticando tudo que absorvem nos cursos oferecidos em nossos campi”, ressalta, Augusto.
Para o professor, esta conquista é ainda mais especial por envolver uma solução voltada para tecnologia assistiva, pensada também por um dos membros da equipe, Patrick Engelmann, que tem baixa visão (3% de um dos olhos apenas), demonstrando na prática um valor do IFPR, a inclusão como ferramenta de transformação e valor profissional.
O projeto premiado, apresentado pela equipe HIT, trata-se de um app de localização, uma espécie de GPS de ambientes internos, ele visa guiar pessoas com deficiência visual e pessoas que estão entrando em um ambiente interno desconhecido.
O app transforma a experiência de estar em um ambiente interno desconhecido, que poderia ser um transtorno, em autonomia e liberdade. Assista o vídeo demonstrativo.
É uma competição anual em toda a América Latina de desenvolvedores no estilo Hackaton, na qual as equipes precisavam propor uma solução tecnológica e a implementar com base nos recursos da Huawei Cloud, e preparar apresentações, dentro de 15 dias.
Para mais informações, acesse a página do Campus Londrina e o site do Huawei Developer Competition.