Câmpus Foz do Iguaçu inaugura Laboratório de Recursos Naturais – Instituto Federal do Paraná

Câmpus Foz do Iguaçu inaugura Laboratório de Recursos Naturais

Na próxima sexta-feira (24), o Câmpus Foz do Iguaçu realiza a solenidade de inauguração do Laboratório de Recursos Naturais, que atenderá cerca de 200 estudantes dos cursos técnicos do câmpus, além de beneficiar pescadores, aquicultores, estudantes e toda a comunidade externa atendida por projetos de extensão, como é o caso da Colônia de Pescadores Z-12. A obra foi concluída no final de 2011 e custou cerca de R$ 800 mil.

Com área total de 748 metros quadrados, o Laboratório de Recursos Naturais atenderá, principalmente, às demandas dos Cursos Técnico em Aquicultura e Técnico em Cozinha e permitirá que estudantes dos Cursos Técnico em Hidrologia e Tecnico em Edificações também realizem algumas práticas. O local abrigará um miniauditório, aquário, cozinha, além de diversos laboratórios menores, que atendem às especificidades das diferentes áreas de estudo de cada curso técnico, como segue:

Laboratório Fábrica de Ração: composto por sala de estocagem de ingredientes, sala de pesagem, fábrica-escola de ração e área de estocagem.

Laboratório de Reprodução de Organismos Aquáticos: local em que serão empregadas as técnicas de propagação de peixes e de avaliação do desenvolvimento larval (a fase inicial de desenvolvimento dos peixes);

Laboratório de Cultivo de Microalgas e Microcrustáceos: esta é uma área onde serão cultivados micro-organismos para alimentação de peixes em fase inicial;

Laboratório de Tecnologia de Pescado e Cozinha: este conta com uma área de abate de organismos aquáticos, sala de armazenagem/resfriamento, sala de ingredientes, e uma cozinha-escola, onde serão preparados pratos a base de pescado – no caso do Curso Técnico em Aquicultura – e o preparo de outros pratos, no caso do Curso Técnico em Cozinha.

Laboratório de Desempenho Zootécnico: este conta também com uma sala de pesagem e uma área onde os estudantes poderão verificar na prática o desenvolvimento dos peixes em diferentes etapas do cultivo;

Laboratório de Qualidade de Água: composto por sala de estocagem de reagentes, sala de estocagem de vidrarias e a área onde os estudantes poderão realizar a analise da qualidade da água, avaliando os ambientes de cultivo e efluentes;

O laboratório já entra em funcionamento no primeiro semestre letivo de 2012.

A solenidade de inauguração será às 19h, no Câmpus Foz do Iguaçu.