CPA: Comunidade acadêmica pode avaliar o IFPR – Instituto Federal do Paraná

CPA

CPA: Comunidade acadêmica pode avaliar o IFPR

Os estudantes, assim como professores e técnicos, terão a oportunidade de avaliar o IFPR. Um questionário, com questões objetivas e um campo aberto para sugestões, críticas e opiniões, faz parte das atividades realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) para elaborar um relatório sobre o Instituto. A intenção é identificar os pontos fortes e aqueles que devem ser melhorados para orientar os gestores do IFPR em suas ações.

A comunidade acadêmica poderá participar da avaliação entre 6 e 12 de março. Os estudantes terão acesso ao questionário através dos coordenadores de curso. Já os docentes e técnicos administrativos terão os links enviados em seus e-mails individuais.

A sensibilização para a participação dos acadêmicos está sendo realizada pelos representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) presencialmente nos câmpus. Para os alunos do EAD, um vídeo foi gravado e será retransmitido para todos os estudantes.

Os resultados dos questionários farão parte de um relatório de auto-avaliação institucional a ser entregue ao Ministério da Educação (MEC) no dia 31 de março. São dez as dimensões estabelecidas pelo MEC: Missão e plano desenvolvimento institucional; Políticas para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão; responsabilidade social, comunicação com a sociedade; políticas de pessoal; organização e gestão da instituição; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos estudantes e sustentabilidade financeira. O relatório também ficará disponível para consulta, a partir de abril, na página da CPA/ IFPR.

“O relatório de auto-avaliação é uma espécie de radiografia da situação do IFPR em vários aspectos, desde infraestrutura, ensino, pesquisa, extensão e relações com a comunidade”, explicou o professor Irapuru Haruo Flórido, presidente da Comissão Própria de Avaliação do IFPR, (CPA-IFPR).