“Desperte Sorrisos”: alunos do Câmpus Paranaguá se organizam para fomentar a solidariedade – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Alunos do Câmpus Paranaguá do IFPR se articulam em torno de uma ideia nobre: fomentar a solidariedade entre os jovens. Por iniciativa própria, eles criaram o projeto “Desperte Sorrisos”, no intuito de desenvolver ações que tornem a sociedade, nas palavras deles, “um pouco menos desigual”.  A ideia é arrecadar doces, chocolates e brinquedos para crianças de famílias de baixa renda.No último domingo (1), o Desperte Sorrisos promoveu um bingo beneficente no Câmpus Paranaguá do IFPR. O dinheiro arrecado será utilizado na compra dos presentes, que serão entregues para crianças da Creche Filantrópica Irmã Marta, na quarta-feira (4), e da Escola Municipal Joaquim Tramuja, no dia seguinte. Para as duas atividades, os estudantes do IFPR planejam brincadeiras e uma série de atividades lúdicas, como apresentações culturais.

“Nosso projeto surgiu ano passado, no Dia das Crianças, quando decidimos arrecadar brinquedos para crianças carentes da cidade”, conta um dos principais articuladores do Desperte Sorrisos, Luiz Gustavo Afonso Alves, de 16 anos, estudante do curso técnico em Logística. Atualmente, o grupo é formado por cerca de 20 alunos do IFPR Paranaguá, a maioria deles dos cursos de Aquicultura e Informática. “Mas estão chegando alunos de outras instituições também para fortalecer o projeto”, diz.

Para o diretor geral do câmpus, professor Roberto Teixeira Alves, a iniciativa dos estudantes é motivo de orgulho para o corpo docente. “Principalmente pela forma expontânea e natural pela qual o projeto foi idealizado”, afirma. Mas, segundo ele, também não se pode negar a influência do IFPR. “Uma de nossas diretrizes é a abordagem frequente, em sala de aula, de problemas sociais”, explica. O câmpus contribui com o projeto cedendo a estrutura física para a entrega de doações, auxiliando na divulgação dos eventos promovidos pelos adolescentes e também com doações expontâneas dos servidores, que também se deixam envolver pela solidariedade.

Solidariedade que tem um forte apelo junto à juventude, na opinião de Luiz Gustavo. “Percebemos que muitos adolescentes e jovens têm vontade de participar de iniciativas como esta, mas o que falta é, justamente, espaços para atuarmos. Nesse sentido, o que estamos fazendo é criar oportunidades para as pessoas colocarem a solidariedade em prática”, diz. Segundo ele, os resultados do trabalho compensam todo o tempo investido. “É muito bom ver os sorrisos das crianças quando chegamos, com os presentes, para brincarmos com elas. Mas não é apenas com a questão material que trabalhamos, pois percebemos que o que as deixa felizes é a nossa atenção, o nosso amor para elas, que as vejamos com outros olhos…”, afirma.

Doações

Doações para a Páscoa Solidária do Projeto Desperte Sorrisos podem ser realizadas no Câmpus Paranaguá do IFPR, que fica na Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453, no bairro Moradias Porto Seguro. Mais informações podem ser obtidas na página do projeto: https://www.facebook.com/despertesorrisos