Jaguariaíva também terá câmpus do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Expansão

Jaguariaíva também terá câmpus do IFPR

Jaguariaíva avança mais uma etapa no processo de instalação do Instituto Federal no município. Na segunda-feira, dia 09 de abril, o reitor do IFPR, Irineu Mário Colombo,  recebe oficialmente o terreno onde será construído um dos sete novos câmpus da instituição.

O terreno, que mede cerca de 75,7 mil m2 e está localizado no Km 213 da PR-151, será doado pela Prefeitura. A solenidade será ás 14h, no Plenário da Câmara Municipal (Rua Prefeito Aldo Sampaio Ribas, 222, Cidade Alta). Além do professor Irineu Mário Colombo, reitor do IFPR e do prefeito Otélio Renato Baroni, são esperadas as presenças dos deputados federais André Vargas e Ângelo Vanhoni.

A assinatura da escritura pública de doação representa o cumprimento de mais uma etapa para instalação de uma unidade do IFPR em Jaguariaíva, anunciada pelo Governo Federal, em 16 agosto de 2011, no contexto da terceira fase de ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os outros municípios previstos para receber unidades do IFPR são Pitanga, Cascavel, Pinhais, Capanema, Colombo e União da Vitória.
A previsão é de, em 2014, o Câmpus Jaguariaíva passe a oferecer dois cursos técnicos e um curso superior de licenciatura. As áreas dos cursos serão definidas após a aplicação de pesquisas para detecção de aspectos como a vocação econômica do município e da região, a real necessidade de mão de obra especializada e os anseios por formação profissional e tecnológica nos diversos setores da sociedade.