Software desenvolvido por estudantes do Câmpus Palmas auxilia doentes – Instituto Federal do Paraná

Campus Palmas

Software desenvolvido por estudantes do Câmpus Palmas auxilia doentes

Publicado em

Copiado!

Estudantes do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do Câmpus Palmas desenvolveram o Software Inna, que auxilia doentes com dificuldade de comunicação a expressar suas necessidades. O sistema possibilita a interação através do toque em ícones na tela de tablets e smartphones. Com isso, o doente que está impossibilitado de falar tem a oportunidade de demonstrar as suas necessidades, como comer e beber.

De acordo com os estudantes Lucas Padilha Gois e Bruna Kwiatkowski, desenvolvedores do projeto, o software estará disponível em um primeiro momento para pessoas que já possuem os aparelhos com a plataforma Android. A segunda etapa será programar e implantar o Inna nos hospitais. “É uma forma de substituir as campainhas existentes nos quartos e usar a tecnologia para otimizar o tempo na saúde. O paciente com um simples toque poderá indicar ao enfermeiro, que está na Central de enfermagem, o que está precisando e no caso de dor, em qual parte do corpo”, afirmou Kwiatkowski.

Segundo Gois, a ideia para o software estava sendo desenvolvida desde 2010 e a oportunidade de colocar o projeto em prática surgiu a partir de uma visita da Incubadora Tecnológica de Pato Branco ao IFPR. “A incubadora estendeu o convite aos acadêmicos e nos inscrevemos. Com o nosso projeto participamos de uma seleção com outras 28 empresas e ficamos entre os 10 selecionados”.

Para a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Andreia Scariot, a visão empreendedora dos alunos é um grande diferencial no mercado. “Na área de tecnologia da informação, além de ideias é preciso ter iniciativa”, explica.

Topo