Estudantes do Câmpus Ortigueira participam do plantio de árvores nativas promovido pela prefeitura de Ortigueira – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

No dia 04 de maio, estudantes do Curso Técnico em Agroecologia da Unidade de Ensino Descentralizada de Ortigueira, ligada ao Câmpus Telêmaco Borba, participaram do plantio de cerca de mil mudas nativas, juntamente com 150 crianças do Colégio Municipal Nilson Gorski, na área do Centro de Transferência de Tecnologia em Apicultura do município. A ação representa muito para a apicultura local . “É a florada dessas plantas nativas que garantem o diferencial do mel da cidade e este centro será um grande passo para a apicultura local”, considerou o consultor do SEBRAE, Fabricio Bianchi.

Ortigueira guarda uma das maiores reservas remanescentes de Mata Atlântica do Paraná, com 20 mil hectares da vegetação. A florada de plantas nativas como assapeixe, capixingui, gabiroba, pitanga, lixa, gurucaia, aroeira vermelha, canela, entre outras, garantem também a variedade do mel da região.

Apicultura e meliponicultura

No mês de abril, a turma já havia realizado uma visita técnica na empresa “Apiário J. Siqueira” sob a coordenação do Professor Eric Walger. Os estudantes foram recebidos pelo proprietário da empresa, que compartilhou o conhecimento adquirido em mais de 50 anos de prática da atividade. Os estudantes puderam conhecer todos os processos da cadeia produtiva do mel, desde a criação de abelhas, passando pela colheita e beneficiamento, até a comercialização. Os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente de algumas etapas do trabalho de apicultura, proporcionando uma experiência prática na área.