IFPR recebe delegação do México – Instituto Federal do Paraná

Internacional

IFPR recebe delegação do México

Publicado em

Copiado!

Uma delegação do Colegio Nacional de Educación Profesional Técnica (Conalep), que tem sede em Metepec, Estado de México, visita o Brasil ao longo de toda esta semana. Os professores mexicanos vieram conhecer as estruturas, metodologias e conceitos da Educação Profissional e Tecnológica brasileira. Nesta segunda-feira, na Reitoria do IFPR, eles tiveram a primeira reunião de trabalho, ocasião em que foram apresentados os dados e realidades tanto do IFPR quanto da instituição mexicana.

Ao longo da semana, haverá mais visitas técnicas na Reitoria e no Núcleo de Educação à Distância do IFPR. Os visitantes deverão se reunir com diretores, pró-reitores e com o reitor do IFPR, Irineu Mario Colombo.

A delegação mexicana é formada pelos professores Eloy Tellez Trindad, Eric Duran Davila, Jesus Martinez, Pedro Cardona e Maritza Huitron.

A visita ao EAD está marcada para a tarde desta segunda-feira (18). “Eles têm um interesse natural pelo nosso Ensino à Distância, e por isso quiseram vir aqui e nos conhecer e visitar os estúdios”, explica a coordenadora de Relações Internacionais do IFPR, Glaucia Julião Bernardo.

Intercâmbios
Gláucia Bernardo e o assessor de Articulação Institucional do IFPR, Eden Januário Netto, receberam os professores mexicanos na manhã desta segunda-feira. Ao longo da conversa, surgiram algumas propostas, ainda a serem estudadas, de possíveis intercâmbios entre as duas instituições.

“Para além dos intercâmbios tradicionais, temos pensado na possibilidade de estruturarmos alguns cursos de línguas ou outras capacitações à distância”, comentou o assessor de relações internacionais do Conalep, Pedro Cardona.

A instituição pretende inaugurar, no início do segundo semestre, um Centro de Línguas Internacional. “Nos próximos dias podemos aprofundar a ideia de um intercâmbio Brasil-México para o estudo, que pode ser à distância, do espanhol e do português por estudantes e professores dos dois países”, comentou Cardona.

Outra sugestão da delegação mexicana é a proposição de um processo de irmandade entre unidades da federação brasileiras (cidades ou estados) com seus equivalentes mexicanos, o que poderia incentivar outras trocas, como as de tecnologia, por exemplo.

Ainda nesta semana, a delegação mexicana também deve se reunir com representantes do Senac e do Senai.

Conalep
Presente em diversas regiões do México, o Conalep oferta cursos de formação profissional e técnica, além de capacitações e certificação profissional. Mais informações sobre a instituição estão disponíveis em www.conalep.edu.mx/.

Topo