Colégio de Dirigentes esteve reunido em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Órgãos colegiados

Colégio de Dirigentes esteve reunido em Curitiba

Curitiba sediou na última quinta-feira, dia 05 de julho, reunião ordinária do Colégio de Dirigentes (CODIR) do Instituto Federal do Paraná. Compõem o CODIR, os Pró-Reitores, Diretores Gerais de Câmpus e Diretores Sistêmicos. Um dos temas que ocupou mais tempo na pauta da reunião foram os dados estatísticos e reflexões relacionados à análise necessária para a proposição de abertura de novos cursos nos câmpus. Os dirigentes discutiram, por exemplo, que os câmpus podem ter vocações específicas – obviamente atendendo ao arranjo produtivo e as peculiaridades de cada região, desencadeando na delimitação de determinados eixos tecnológicos e cursos. A intenção é potencializar o investimento em infraestrutura (laboratórios, equipamentos, bibliografia, entre outros) e até mesmo recursos humanos. A discussão foi encabeçada pelo assessor Éden Januário Netto e pelo professor Ezequiel Westphal, Pró-Reitor de Ensino.

Os dirigentes também debateram, com apoio do professor Marcos Barros, da Proepi,  informações atualizadas sobre a implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no IFPR, especialmente nas modalidades Técnico Concomitante, Pronatec na Copa e Seguro Desemprego; fidedignidade e atualização das informações do Sistec nos câmpus; orientações para o melhor cumprimento dos Editais para Comissões Julgadoras de Concurso Público para seleção de docentes especialmente para atuação em Cursos de Licenciaturas, Regras para substituições eventuais de Pró-Reitores, DTIC e diretores gerais dos câmpus; orientações em relação as férias dos servidores (cumprimento da programação, regras para interrupção ou reprogramação); manutenção dos novos câmpus  e  Resoluções do permanência efetiva do campus, coordenação e afastamento para qualificação, progressão e regressão de regime.

O item de pauta Fundação de Apoio foi substituído pela discussão sobre o Processo Seletivo, tendo em vista que os membros da Comissão que organiza o processo estiveram reunidos no dia 04 de julho. Também foi incluída na ordem do dia uma breve apresentação sobre as identidades estudantis, que foram entregues aos diretores de câmpus. O reitor Irineu Colombo também realizou um breve relato sobre a 24ª reunião ordinária do Conif e lembrou a  emissão de uma nota, pela entidade, solicitando a abertura de negociação com os servidores públicos federais.

Confira as fotos da reunião do CODIR no Facebook