Publicado em
O professor Irineu Colombo, reitor do IFPR, atendeu solicitação e recebeu o Conselho Estadual de Representantes e a Diretoria do Sindiedutec nesta segunda-feira, dia 06 de agosto. Na reunião desta manhã com o movimento sindical, o reitor reafirmou o compromisso com o diálogo e a gestão participativa, enfatizando a manutenção da negociação permanente nos pontos de pauta relacionados a melhoria das condições de trabalho dos servidores. O reitor também se mostrou aberto a inverter a ordem de discussão dos temas já pautados e a deliberar sobre uma nova metodologia para as reuniões de negociação com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná (Sindiedutec) em um próximo encontro, previsto para segunda quinzena de agosto. Estes encontros serão abertos para a participação de representantes de técnicos administrativos e estudantes.
Durante a reunião, o reitor afirmou fortemente o propósito de realizar reuniões com os servidores em todas as 14 unidades do Instituto para prestar esclarecimentos sobre as providências que estão sendo tomadas, o cenário e as implicações jurídicas das pautas.
Negociação é permanente
Desde o dia 16 de dezembro de 2011, a Reitoria realiza reuniões periódicas com o movimento sindical. Outras reuniões foram realizadas em 15 de fevereiro, 19 de março e 09 de julho. Desde dezembro do ano passado, as reuniões discutem, principalmente, 22 pontos de pauta relacionados a melhoria das condições de trabalho dos servidores. Dentre eles está o auxílio-transporte. Discussão que já está em andamento no Conselho Superior da instituição. A intenção da manutenção de reuniões periódicas é estreitar o relacionamento entre servidores e a gestão, mantendo um diálogo constante que propicie as melhores soluções para as demandas institucionais. As 22 pautas que estão sendo debatidas entre movimento sindical e a Reitoria são:
1) Auxílio transporte;
2) Atividade penosa – auxílio de fronteira;
3) Progressão DI/DIII;
4) Retirada do Sindicato do espaço do Câmpus;
5) Controle de frequência biométrico;
6) Rubrica de curso/concurso;
7) Validação de diplomas estrangeiros, sobretudo do Mercosul;
8) Regulações: CONSEPE, CONSAP, Regimento Geral;
9) Critérios para ausências e afastamentos, participações em eventos e progressão;
10) Políticas de formação continuada stricto sensu para docentes e técnicos administrativos;
11) Flexibilização da jornada de trabalho;
12) Novos projetos arquitetônicos, sala do servidor e grêmio;
13) Auditagem dos benefícios e auxílios;
14) Auxílio alimentação;
15) PRONATEC;
16) FIC;
17) Excesso de aulas além do previsto;
18) Consulta interna;
19) Estágio probatório;
20) Adicional noturno;
21) Liberação de servidor para exercer atividade sindical;
22) Documentos do CONSUP.