Curso de extensão forma tutores em tecnologia assistiva – Instituto Federal do Paraná

extensão

Curso de extensão forma tutores em tecnologia assistiva

O Câmpus EAD do IFPR promove um curso de extensão de Tecnologias Assistivas para deficientes visuais. O objetivo é instrumentalizar o tutor presencial a ajudar o aluno a utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). “Este projeto pretende formar uma rede de tutores com conhecimento em tecnologia assistiva e comunicação alternativa visando apoiar os alunos com necessidades educativas especiais” explica a coordenadora, professora Andrea Rodrigues.

Tecnologia Assistiva
A tecnologia assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Inclusão
De acordo com o IBGE, em 2010 havia 45,6 milhões de pessoas com pelo menos uma das deficiências investigativas (visual, auditiva, motora e mental), o que representa 23,9% da população brasileira. A deficiência visual foi a mais frequente atingindo 35,8 milhões de pessoas. A deficiência visual severa (pessoas com grande dificuldade de enxergar ou que não enxergam de modo algum) atingiu 6,6 milhões, sendo 0,3% cegos.

Deficiência auditiva
Inicialmente, o curso é voltado a alunos com deficiência visual e, posteriormente, englobará aqueles com deficiência auditiva.

Informações: EAD/IFPR