Campo Largo e Assis são inaugurados oficialmente pela presidenta Dilma – Instituto Federal do Paraná

Campo Largo e Assis são inaugurados oficialmente pela presidenta Dilma

As unidades do Instituto Federal do Paraná nos municípios de Campo Largo e Assis Chateaubriand, assim como outros 33 câmpus em Institutos Federais de outros 19 estados do Brasil,  foram oficialmente inauguradas no dia 05 de dezembro pela presidenta Dilma Roussef  em Brasília/DF. Durante o evento, o ministro da educação, Aloizio Mercadante, destacou a expansão dos Institutos Federais e anunciou que o  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011, atendeu até agora mais de 2,5 milhões de brasileiros. “Temos hoje 430 câmpus e queremos chegar ao final do governo com 462 câmpus dos Institutos Federais”.

Para oficializar as atividades dos 35 câmpus, a presidenta Dilma fez a entrega da placa de inauguração do câmpus Passos ao reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Sérgio Pedini, que também é vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Pedini  representou todos os reitores das instituições que possuem novas unidades.

A solenidade contou com a presença dos diretores-gerais das novas unidades, reitores e pró-reitores de instituições da Rede. Dentre eles, uma delegação do IFPR : o reitor Irineu Colombo, o procurador José Maurílio Barbosa da Costa Pereira,  João Claudio Madureira, diretor do câmpus Campo Largo e Wellington Meira Dancini dos Santos, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão de Campo Largo, Anderson Sanita, diretor geral de Assis e Jorge Alderete, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão de Assis. Também acompanharam a cerimônia o prefeito Edson Basso, de Campo Largo e a prefeita Dalila José de Mello, de Assis.

Um dos pontos marcantes do evento, realizado de forma concomitante a abertura do 7º Encontro Nacional da Indústria (Enai) – que reúne, anualmente,  empresários e líderes de entidades de representação da indústria, foi a entrega do certificado ao aluno do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Gabriel Barbosa Machado, pelas mãos da presidenta da República. Gabriel concluiu o curso de Automação Industrial e representou parte da plateia que era composta por estudantes de cursos técnicos e de formação inicial do Pronatec.

A presidenta Dilma destacou a educação como “um patrimônio que o Brasil deve assegurar para todos os seus filhos” e foi enfática: “Não há ciência,  tecnologia e inovação sem educação de qualidade. Nenhum país chegou a ser competitivo e desenvolvido sem estar firmemente ancorados na questão da educação”.  Dilma enfatizou o papel das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na educação brasileira. “A interiorização do ensino profissionalizante significa uma  revolução do conhecimento. É uma oportunidade não apenas de inserção em empresas e indústrias, mas de desenvolvimento do espírito empreendedor e construção de empresas pequenas e médias, e nós temos vocação para a criatividade. Eu aposto na qualidade dos brasileiros”, disse.

Pronatec

A presidenta Dilma defendeu que no Pronatec é “uma das chaves do futuro do país, no que se refere a dar qualidade ao ensino médio e qualidade a formação de profissionais. Não falarei nos números dos 8 milhões que queremos ou dos 2,5 milhões que  já conquistamos, mas vou falar que cada um destes números representa um jovem como o Gabriel que tem um futuro e oportunidades diferentes”.

O Pronatec oferece cursos de formação profissional e tecnológica a jovens e trabalhadores, oferecidos pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e escolas técnicas vinculadas a universidades federais que formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Também participam as redes estaduais de educação profissional e tecnológica e o Sistema S.

Segundo o ministro da educação, Aloizio Mercadante, a meta do Governo Federal é de oferecer cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC) a 8 milhões de estudantes e trabalhadores até 2014. Para 2013, o Pronatec oferecerá 2.290.221 vagas em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos FIC.

Desde 2011, quando foi criado, o Programa atendeu mais de 2,5 milhões de brasileiros. Segundo o CONIF,  os institutos federais de educação, ciência e tecnologia foram o grande destaque na oferta de cursos técnicos, com 252.716 matrículas, superando a meta 151.560 vagas. Ao todo, o programa registrou 788.979 em cursos técnicos e 1.732.439 em cursos FIC.

Durante a cerimônia, foi anunciado acordo entre o Ministério da Educação e os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; das Comunicações; da Justiça e da Previdência Social para atuação integrada como no âmbito do Pronatec.

Aloizio Mercadante também anunciou novas oportunidades para os cidadãos brasileiros dentro do Pronatec com a ampliação do número de bolsas-formação para estudantes egressos do ensino médio público e para cursos técnicos integrados à educação de jovens e adultos. Para isso, será editada medida provisória.

As fotos da inauguração oficial estão disponíveis no Facebook

Confira matéria no site do Conif e MEC:

Inauguradas 35 novas unidades da Rede Federal

Pronatec atende 2,5 milhões de jovens e será ampliado em 2013