Câmpus Telêmaco Borba inaugura Bloco Didático de Laboratórios de Ensino – Instituto Federal do Paraná

Campus Telêmaco Borba

Câmpus Telêmaco Borba inaugura Bloco Didático de Laboratórios de Ensino

Na sexta-feira (22), o Câmpus Telêmaco Borba inaugurou um novo Bloco Didático de Laboratórios de Ensino. Com 2,5 mil metros quadrados de área construída, o novo espaço já abriga laboratórios equipados nas áreas de mecânica, eletromecânica, eletrônica, automação industrial, marcenaria, florestas e, futuramente, uma oficina de Lutheria, que atenderão aos cursos e aos diversos projetos desenvolvidos pelo IFPR no município. A solenidade de inauguração aconteceu às 16h, nas dependências do novo prédio. A inauguração fez parte das comemorações do aniversário de 49 anos do município de Telêmaco Borba, celebrado no dia 21 de março. O evento também coincide com o aniversário de três anos de funcionamento do câmpus, na próxima sexta-feira (29).

“Devolvemos este presente ao município: um prédio equipado com laboratórios modernos, um lugar privilegiado de ensino”, afirmou a diretora geral do câmpus, Karina Mello Bonilaure. Durante a solenidade, a diretora homenageou todas as instituições e profissionais envolvidos na consolidação do câmpus e na construção do novo bloco didático. “agradeço aos deputados presentes, à SETEC, ao TECPAR, ao Reitor e aos Pró-Reitores que se envolveram diretamente para a concretização da obra, à equipe da Pró-Reitoria de Administração e a todos os servidores do câmpus, que desempenham com paixão suas ações como servidores públicos comprometidos”, declarou.

O prefeito do município de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Gibson, os deputados federais da bancada paranaense André Vargas, Alex Canziani, André Zacarow e Sandro Alex, e o reitor do IFPR, professor Irineu Mario Colombo, participaram do evento. “Ter um Instituto Federal faz toda a diferença a um município: atrai talentos que vão atuar na qualificação das pessoas. E, quanto mais qualificados os profissionais, mais a cidade pode crescer”, afirmou Canziani. Já, O deputado federal André Vargas, lembrou aos presentes os avanços da rede federal de educação profissional e tecnológica. “Até 2002, havia uma lei que impedia a criação de escolas de educação profissional e tecnológica. Atualmente, são 43 municípios paranaenses que têm uma instituição federal, seja ela uma universidade ou um instituto federal. E é assim que se muda a realidade de um país”.

O deputado federal André Zacarow parabenizou o município de Telêmaco Borba pelos seus 49 anos e destacou os recentes investimentos em educação que o município recebeu. “Telêmaco Borba é um oasis na região, por estar recebendo grandes investimentos em educação, que promovem a geração de empregos e renda”. O deputado federal Sandro Alex parabenizou o empenho do governo federal em expandir a rede federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e lembrou a participação da prefeitura municipal de Telêmaco Borba na concretização da reforma que abriga o prédio de laboratórios do câmpus.

O reitor do IFPR agradeceu ao prefeito municipal, à equipe da Proad, ao antigo Diretor Geral do câmpus, Renato Nascimento, e reconheceu o esforço da bancada paranaense junto ao congresso na aprovação de emendas parlamentares que estimulam o crescimento e consolidação dos institutos federais. “Neste exato momento, o IFPR comanda 70 obras, entre construção de novos câmpus e melhorias na infraestrutura dos já existentes, como é o caso aqui de Telêmaco Borba. Ao mesmo tempo que entregamos esta obra, já está licitada a construção de um novo bloco administrativo e uma cancha de esportes para o câmpus”. O reitor revelou que, de acordo com os planos da terceira fase de expansão da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica, até 2015, serão 28 câmpus no Paraná, com previsão de chegar a 30 em 2017. “Isso representa novas oportunidades para que os jovens possam estudar e qualificar-se”, finalizou.

A solenidade contou, ainda, com a presença do Pró-Reitor de Planejamento do IFPR, Bruno Faraco, com o Pró-Reitor de Administração, Gilmar Ferreira, com o Diretor de Administração, Carlos Eduardo Zanatta, com o Diretor de Pesquisa e Inovação, Ezequiel Burkarter.

Conheça o Bloco Didático de Laboratórios de Ensino

O imóvel sede do Bloco Didático de Laboratórios de Ensino foi construído em 1992 para abrigar o Pavilhão de Exposições do município de Telêmaco Borba. Doado ao IFPR em 2009, o prédio passou por reformas para adequação ao propósito de abrigar os laboratórios de ensino da instituição. Ocupando uma área total de 2.545,19 metros quadrados, a construção iniciou-se em fevereiro de 2012 com investimentos de aproximadamente R$ 2.000.000. O espaço construído sedia os laboratórios dos cursos de Mecânica, Eletromecânica, Automação Industrial, Eletrônica, Informática Industrial, Metrologia, Manutenção de Computadores e Redes, Marcenaria, Fabricação de Instrumentos Musicais e Florestas.