Bandeirantes recebe representantes do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Campus Jacarezinho

Bandeirantes recebe representantes do IFPR

O Instituto Federal do Paraná, representado pelo professor Gustavo Villani Serra, diretor geral do câmpus Jacarezinho esteve na última terça-feira, dia 23 de abril, em visita ao município de Bandeirantes.  O professor Gustavo Villani Serra foi recepcionado pelo prefeito de Bandeirantes, Celso Benedito da Silva e seu vice, Romeu Furlan. A comitiva do IFPR também foi composta pelo diretor administrativo Fabrício Baptista e pelo coordenador de Pesquisa e Extensão do câmpus, Welk Daniel. A intenção do encontro foi conhecer e verificar a área em que será construída uma futura Unidade de Educação Profissional (UEP) do Instituto Federal do Paraná.

O prefeito de Bandeirantes se mostrou entusiasmado com a chegada do IFPR no município, que se soma a recém conquista de um Aeroporto Regional e criação do Parque Tecnológico.”Com todos esses investimentos o município ganha musculatura tecnológica para continuar se desenvolvendo”, afirmou Celso Benedito da Silva.

Ainda não estão definidos os curso da unidade, porém o prefeito demonstrou sensibilidade em observar o arranjo produtivo local antes de definir as temáticas educacionais a serem implantadas na UEP. A presidente da Câmara de Vereadores do município, Sonia Regina Zambone e o Secretário de Obras, Reni Carvalho, também acompanharam a visita dos representantes do IFPR.

Instalação

O terreno onde será construído a unidade do IFPR terá cerca 54 mil m², anexo ao câmpus Luiz Meneguel da UENP, às margens da PR 436 próximo a conexão com a BR 369. O imóvel deverá ser repassado para União em breve, após os procedimentos administrativos.

Unidades de Educação Profissional (UEPs)

Segundo o Ministério da Educação, as UEPs são unidades especializadas na oferta de ensino técnico, cursos de formação inicial e continuada e de Educação a Distância, atendendo prioritariamente as ações que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A unidade de Bandeirantes estará vinculada administrativamente ao câmpus do IFPR de Jacarezinho.

A ação se dá como parte da política de expansão dos Institutos Federais em todo território nacional. Entretanto, para efetiva inclusão da unidade no plano de expansão da Rede Federal, o município deverá cumprir alguns critérios que viabilizem o planejamento de funcionamento da unidade para até 2014.

Com informações de Welk Daniel/ Câmpus Jacarezinho