Pesquisa

IFPR faz levantamento de interesse para o Programa Ciência Sem Fronteiras

Publicado em

Os alunos dos cursos de graduação do IFPR interessados em estudar no exterior por meio do programa Ciência Sem Fronteiras (CSF) estão convidados a responder uma enquete virtual para identificação prévia e cadastro de candidatos em potencial. O questionário está disponível no Portal do IFPR até às 12h do dia 14 de junho e tem por objetivo traçar um perfil dos interessados em participar das chamadas públicas do programa. Por meio das informações coletadas – como curso, semestre e grau de domínio de língua estrangeira, por exemplo – será possível identificar os Editais e Chamadas Públicas são mais adequados às expectativas e características do nosso público interno.

As informações coletadas já servirão de base para negociações com representantes dos colleges canadeneses, que visitam o IFPR nos dias 17 e 18 de junho. O objetivo da visita é divulgar o sistema de ensino da educação profissional canadense para os alunos e servidores da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil e estimular a participação dos candidatos nos editais do Ciência Sem Fronteiras que abrem vagas para o ingresso. A previsão que um novo edital abrindo vagas para instituições de ensino superior canadenses seja aberto em julho.

Quatro estudantes do IFPR participam do programa em 2013

Em abril de 2013, o programa Ciência Sem Fronteiras aprovou quatro alunos do Instituto Federal do Paraná para realizar intercâmbio. Dentre os selecionados, três são do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Londrina. São eles: Lino Henrique Magalhães Nardin, Leonardo Carvalho Grade e Vitória Colito Gardim. Os alunos irão realizar a graduação sanduíche na Austrália, Canadá e Reino Unido, respectivamente. A quarta aprovada é a aluna Daiane Leite, do curso de Farmácia, do câmpus Palmas. Daiane foi selecionada no edital que envia alunos para Irlanda. O site do programa orienta para que os alunos que foram aprovados aguardem mensagem das agências para mais esclarecimentos sobre os procedimentos que devem ser adotados. As aulas dos estudantes iniciam em junho.

Conheça o Programa Ciência Sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

 

Saiba mais: 

Programa Ciência Sem Fronteiras seleciona quatro alunos do IFPR para graduação sanduíche no exterior

Página do Programa Ciência Sem Fronteiras