Alunos do IFPR destacam-se em participação no Fórum sobre violência – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Alunos do IFPR destacam-se em participação no Fórum sobre violência

No dia 6 de junho, a Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba promoveu um debate acerca do preocupante aumento da violência na cidade. O evento, intitulado ‘’Enfrentamento à violência: uma discussão necessária” foi sediado na Casa da Cultura e contou com a presença de representantes do Conselho de Segurança de Município (Conseg), do Comando da Polícia Militar e da Secretaria de Saúde, além de educadores e outras lideranças jurídicas e comunitárias do município.

Os alunos do Câmpus Telêmaco Borba do IFPR marcaram presença no evento, motivados principalmente pelas pesquisas do Projeto de Bolsas e Inclusão Social (PBIS) sobre as várias faces e dinâmicas da violência na cidade – incluindo um mapa da criminalidade no município. As pesquisas são coordenadas pelos professores Joel Cavalcante e Gustavo Bahr. Outros colaboradores são o professor Aparício Silva e a diretora do Câmpus, professora Karina Bonilaure, que também estiveram no evento representando o Instituto.

Destaque
A aluna Karolayne Kressan, do primeiro ano do curso técnico integrado em Mecânica, proferiu um discurso notável durante o evento. As palavras da aluna foram um apelo, às autoridades presentes, com relação à situação de insegurança vivida pelos moradores – principalmente os jovens – de Telêmaco Borba. Karolayne aproveitou a deixa para pedir aos jovens presentes uma participação mais ativa na construção de um município, um estado e um país melhor.