Sancionada a lei que doa imóvel para instalação de UEP em Barracão – Instituto Federal do Paraná

Sancionada a lei que doa imóvel para instalação de UEP em Barracão

Na tarde desta terça-feira (25), o governador do Paraná, Beto Richa, sancionou a Lei nº 17606, que autoriza a doação de um imóvel na cidade de Barracão para o IFPR. O prédio abrigava a Faculdade da Fronteira (FAF) e será utilizado para a instalação de uma Unidade de Ensino Profissional (UEP) no município. A assinatura aconteceu no gabinete do governador na presença da Assessora de Expansão do IFPR, professora Zita Castro Machado e do prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná.

O prédio é composto por 12 salas de aula, dois laboratórios, auditório e setor administrativo. Além disso, móveis, equipamentos de informática e acervo bibliográfico pertencentes à FAF também serão doados ao IFPR. “Este é um importante espaço que será útil para ampliar as oportunidades de ensino profissionalizante no Sudoeste”, afirmou o governador.

De acordo com o prefeito de Barracão, a autorização da doação é mais um passo para a concretização de um sonho alimentado pelos municípios da região. “A doação concretiza o sonho dos municípios do Consócio Intermunicipal de Fronteiras e de todos aqueles que serão beneficiados pelos cursos técnicos do IFPR”. Além de Barracão, a Unidade de Ensino Profissional atnederá também os municípios de Bom Jesus do Sul (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e o município argentino de Bernardo de Irigoyen, integrantes do consórcio.

As atividades da Unidade de Educação Profissional serão iniciadas no município com a oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC) por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O IFPR aguarda o registro do imóvel para dar início ao processo licitatório para a construção de um ginásio de esportes, que completará a infraestrurura da unidade. “Uma vez instalada uma instituição de ensino como esta, ela só tende a crescer. E é nosso desejo contribuir para o desenvolvimento do município de Barracão e da região”, afirma a assessora de Expansão do IFPR.

Na manhã desta quarta-feira (26), o prefeito de Barracão esteve reunido com o reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo, para tratar das ações que serão tomadas a partir de agora para a oferta dos primeiros cursos de formação inicial e continuada no câmpus. Além disso, a possibilidade de elevar a atual UEP em Barracão ao status de câmpus também foi discutida. O reitor comprometeu-se a levar esta demanda a conhecimento do Ministério da Educação ao passo que Zandoná afirmou que a prefeitura dará o suporte necessário para o sucesso da empreitada.