Com obras já em andamento, cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Câmpus Jaguariaíva é realizada – Instituto Federal do Paraná

Campus Jaguariaíva

Na tarde de sexta-feira (12), foi realizada a solenidade de Lançamento da Pedra Fundamental do Câmpus Jaguariaíva. A cerimônia foi realizada no terreno onde o câmpus já começou a ser construído, às margens da Rodovia PR 151, no km 23. O reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo, o chefe de gabinete do IFPR, professor Joelson Juk, o diretor geral do Câmpus Jaguariaíva, professor Fernando Amorim, o diretor de Ensino da Diretoria de Educação à Distância, professor Roberto Guindani, o diretor de Infraestrutura, engenheiro civil Pierre Luis Alves e o engenheiro eletricista Gerson José Guernieri representaram o IFPR. O prefeito municipal de Jaguariaíva, Otélio Renato Baroni, o deputado federal André Vargas e o deputado estadual Péricles de Mello também estavam presentes e compuseram a mesa de honra. A cerimônia foi acompanhada pela população do município, que demonstrou grande entusiasmo com a chegada de um Instituto Federal.

Durante a cerimônia, o prefeito municipal de Jaguariaíva enfatizou todos os esforços empreendidos pela administração para a concretização do sonho da oferta de ensino público e de qualidade à população jaguariaivense. “Hoje é um dia de alegria, emoção e orgulho para a administração municipal pelo êxito em concretizar o sonho da construção do primeiro bloco do Câmpus Jaguariaíva. Para os que não acreditavam, basta virar a cabeça e olhar para o lado”, disse, em referência à estrutura do bloco administrativo que já se encontra em construção a algumas dezenas de metros do local da cerimônia. “Esse é o maior legado que podemos deixar ao povo de Jaguariaíva”, conclui. O deputado federal André Vargas destacou a grande importância de uma instituição de ensino para o desenvolvimento social e econômico de um município e uma região. “A atração de empresas, e desenvolvimento de tecnologias, a geração de empregos e de renda têm a ver com a qualificação da mão-de-obra. Isso sim é crescimento”, afirma. “E é esta instituição de ensino, o Instituto Federal do Paraná, que vai revolucionar a realidade econômica em diferentes regiões do Estado”, acredita.

O reitor do IFPR lembrou do empenho da administração em ser contemplada com uma unidade do IFPR. “Quando a prefeitura adiantou-se na doação deste terreno, com 15 mil metros quadrados de área a mais do que havia sido solicitado, de localização privilegiada, percebemos que o município estava realmente comprometido em receber um Instituto Federal. É pelo empenho que o município vê, agora, o bloco ser construído”, afirmou. “Ainda neste ano estaremos licitando um Ginásio de Esportes Multiuso. A estrutura total do câmpus contará ainda com blocos de serviços, laboratórios e refeitório e um auditório, além de outras instalações que se façam necessárias. A previsão de investimentos nesta unidade é de mais de R$ 14 milhões”, revela.

O IFPR em Jaguariaíva

A criação de um câmpus do IFPR no município de Jaguariaíva foi anunciada em agosto de 2011, no contexto da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As instalações do Câmpus Jaguariaíva já se encontram em construção, em um terreno de 75 mil metros quadrados doado pela prefeitura municipal como contrapartida à instalação de uma unidade do IFPR no município.

A previsão é de que o Câmpus  inicie a oferta de cursos técnicos em 2014. A unidade contará com um Bloco Administrativo composto por biblioteca; área de exposições; sala de aula multiuso; espaço de convivência; secretaria de assistência aos alunos; coordenações; sala de professores; salas auxiliares e espaço de convivência para servidores. Todos esses ambientes somam mais de 2,7 mil metros quadrados de área construída.