I Semana Institucional do Inventário
Começa hoje (21) I Semana Institucional do Inventário
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Começa hoje, dia 21 de agosto, a I Semana Institucional do Inventário do IFPR. A Pró-Reitoria de Administração (PROAD) é quem coordena as atividades por meio da Coordenação de Almoxarifado e Controle Patrimonal. A atividade de contagem encerra no dia 28. A Semana ocorre na Reitoria e em todas as demais Unidades e irá mobilizar todos os técnicos e docentes do Instituto para auxiliar na verificação e contagem dos bens permanentes institucionais. O inventário é um procedimento administrativo obrigatório e sua realização é essencial visando a uma Gestão Pública de excelência, baseada em medidas que primam pela eficiência, eficácia e economicidade do patrimônio público.
Durante a semana, os servidores terão a atribuição de preencher uma planilha específica fornecida pelos membros da Comissão com os seguintes dados:
a) Descrição Detalhada do Bem: descrever o bem de modo que ele possa ser individualizado, fornecendo o máximo de especificações possível visando a uma completa e perfeita caracterização do bem.
b) Localização: informar o setor, seção ou departamento em que o bem está sendo utilizado.
c) Cor: discriminar a(s) cor(es) predominante(s) do bem.
d) Material: apontar o(s) material(is) predominante(s) do bem.
e) Marca: quando possível, indicar a marca ou fabricante do bem.
f) Número de Série: quando possível, informar o número de série do bem.
g) Estado de Conservação: optar entre bom, ocioso ou inservível.
h) Valor Estimado: indicar, sempre que possível, o valor aproximado de mercado do bem nas situações em que se encontra.
O auditor Valdinei Henrique da Costa destaca que o engajamento dos servidores nesta atividade é essencial. Ele lembra que a proposta da Semana do Inventário do IFPR é a realização deste procedimento de forma descentralizada, com a participação dos diferentes setores responsáveis pela guarda dos bens e com apoio dos órgãos de controle interno e da Comissão de Inventário . “A contagem e verificação dos bens que estão sob a utilização do servidor é fundamental para que o Instituto consiga consolidar seu patrimônio de forma adequada”. Ele enfatiza que a ausência de inventário é considerada irregular pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que portanto, a Semana de Inventário do IFPR é uma excelente prática de gestão.
Segundo o Coordenador de Almoxarifado e Controle Patrimonial do IFPR, Rodrigo Santa Ritta, “várias hipóteses foram estudadas sobre a maneira mais eficiente de realizarmos o inventário. Mas a única forma encontrada para concluirmos o procedimento dentro de um prazo razoável foi contando com o engajamento e a participação de todos os servidores do IFPR”. Ele destaca que zelar pelo material e pelo patrimônio público é uma das atribuições de todos os servidores, conforme artigo 116, inciso VII, da LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União e o artigo 2º, inciso IV, da LEI Nº 8.027, DE 12 DE ABRIL DE 1990, o Código de Ética dos servidores públicos civis da União.
Para mais informações, consulte o Manual de Inventário ou tire suas dúvidas com os membros da Comissão de Inventário da sua unidade ou com a Coordenadoria de Almoxarifado e Controle Patrimonial através do e-mail cacp.proad@ifpr.edu.br.
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Prepare-se, vem aí a I Semana Institucional do Inventário do IFPR!
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