IFPR encerra Mostra de Cursos 2013 – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

IFPR encerra Mostra de Cursos 2013

Com o fim das inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2014 também termina o período da Mostra de Cursos. O evento foi realizado no mês de agosto nas 14 cidades em que o Instituto Federal do Paraná possui câmpus. Cada unidade adotou uma estratégia diferente, de acordo com a realidade local,  para atrair público ao evento, apresentar o IFPR e sanar as dúvidas dos candidatos sobre os cursos e formas de oferta. No site da Mostra de Cursos você pode ver as imagens das Mostras em cada cidade

Nos câmpus…

Em Paranaguá, por exemplo, a Mostra de Cursos foi parte da comemoração dos cinco anos do câmpus e uma visita guiada foi realizada para que os estudantes pudessem conhecer a infraestrutura da sede do IFPR no Litoral. Já em Cascavel, o evento foi  junto a uma Feira de Serviços da região, na escola estadual Jardim Interlagos. Uma estratégia semelhante à adotada em Paranavaí. O câmpus sediou uma feira de cursos de diferentes instituições de ensino da região: a 4ª Paranavaí Universitária.

Já Ivaiporã, Telêmaco Borba e Paranaguá foram para a rua. Ivaiporã montou um estande no centro da cidade, na praça Manoel Teodoro da Rocha, com direito à Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH). As atividades da Mostra em Telêmaco Borba tiveram início antes do evento, quando servidores e alunos do IFPR divulgaram e tiraram dúvidas da comunidade sobre o Processo Seletivo na Avenida Horácio Klabin. Já Paranaguá organizou praticamente uma “pré-mostra” no terminal rodoviário no início do mês de agosto – já que a Mostra oficial foi realizada no final do mês, junto aos últimos dias do Processo Seletivo.

Outra unidade que estendeu a Mostra de Cursos foi Jacarezinho. Após a edição da Mostra , realizada nas dependências do próprio câmpus, estudantes e professores  fizeram uma pequena exposição de projetos de pesquisa e extensão no Colégio Imaculada Conceição, um dos mais antigos e tradicionais estabelecimentos de ensino da região. Já Irati teve que prolongar um evento para um dia a mais. A Mostra no Câmpus Irati estava prevista para os dias 6, 7 e 8 de agosto, abrindo o calendário da Mostra de Cursos 2013 nos câmpus. Porém, devido ao grande fluxo de visitas e à quantidade de pessoas interessadas – estima-se que 3 mil estudantes prestigiaram o evento, a Mostra ganhou mais um dia e foi encerrada apenas no dia 9. Campo Largo também inovou na estratégia e realizou a Mostra com oficinas sobre os cursos que oferta com grupos de estudantes da região.

Já Curitiba, Umuarama e Palmas realizaram as mostras nos câmpus, com forte envolvimento de estudantes e servidores. Destaque para realização da Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH) agregada à programação. Leia como foi o evento em cada uma das unidades do IFPR no site www.ifpr.edu.br/mostra.

Site da Mostra registra mais de 55 mil acessos

Desde 2011, a Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Paraná publica um site específico para a Mostra de Cursos do IFPR. Este ano, o domínio registrou  55.101 acessos, um número 40% superior do que em 2012. No site, os candidatos encontravam informações sobre o calendário do evento, o Guia de Cursos 2014, informações sobre a inscrição no Processo Seletivo, uma página de perguntas frequentes, formulário de contato para sanar suas dúvidas, notícias e galeria de fotos das três últimas edições da Mostra. Durante o mês de agosto foram contabilizados 15.715 visitantes únicos.

“O site é uma importante ferramenta de comunicação tanto para promover a informação em relação ao evento quanto para fomentar as inscrições no Processo Seletivo”, explica Pedro Paulo Boaventura Grein, da Coordenação de Programação Visual e responsável pelo site. “Além disso, o site da Mostra nos permite, por meio das estatísticas, observar se o acesso ao site e as inscrições do Processo Seletivo estão correlacionados e realizar o acompanhamento”. O Guia de Cursos foi uma das páginas internas mais acessadas e mais de 1,6 mil acessos ao site do Núcleo de Apoio aos Processos de Seleção (NAPS) partiram do site da Mostra.