Colégio de Dirigentes esteve reunido em Curitiba nesta terça (10) – Instituto Federal do Paraná

Órgãos colegiados

Colégio de Dirigentes esteve reunido em Curitiba nesta terça (10)

Os membros do Colégio de Dirigentes (Codir) estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, na Reitoria do IFPR. A reunião foi conduzida pelo pró-reitor Frederico Fonseca da Silva, da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI),  pois o reitor pro tempore Jesué Graciliano da Silva está participando de reunião do Conif, realizada em Brasília/DF. Na pauta, informações sobre os critérios adotados para a  distribuição de Funções Comissionadas de Coordenação, prestação de informações sobre o Controle Patrimonial, levantamento de demandas para concurso de docentes em 2014, Plano de Desenvolvimento Institucional e repasse de informações sobre a reunião do Conselho Superior, realizada no dia 09 de dezembro.

Dentre as pautas do Conselho Superior, o professor Frederico Fonseca da Silva, pró- reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, destacou a aprovação dos itens do Regimento interno comum aos câmpus que são relativos ao Colégios Dirigentes dos Câmpus (Codics) . O CODIR definiu que os próprios coordenadores irão eleger seus representantes no Colégio e que a metodologia para definição dos demais membros – pais de alunos, representante comunitário e do setor produtivo, será estipulada pelos demais membros do Colégio de Dirigentes de cada câmpus.

Outro tema referente ao Conselho Superior que foi discutido na reunião do CODIR foi a aprovação do Plano de Distribuição Orçamentária do IFPR (PDO) e da proposta apresentada pela Comissão Interna de discussão dos critérios para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).

Controle Patrimonial e Levantamento para Concurso Docente

O servidor Rodrigo Santa Ritta, da Coordenação de Almoxarifado e Controle Patrimonial (PROAD/DA) realizou uma apresentação sobre o andamento da implantação de um controle patrimonial efetivo no âmbito do IFPR que atenda as diretrizes indicadas pela Controladoria Geral da União. Os membros do Colégio de Dirigentes apresentaram suas dúvidas sobre o tema e foram discutidos os principais obstáculos para a implantação.

Os representantes dos câmpus também discutiram sobre o levantamento de necessidades relacionadas à contratação de docentes para 2014. O pró-reitor Elcio Martens (PROGEPE) solicitou que as demandas mais urgentes sejam consolidadas pelas equipes diretivas de cada unidade até sexta, dia 13. O diretor geral Arife Amaral Melo, de Jacarezinho, será o responsável pela consolidação das informações e envio para a Progepe. Os representantes também pontuaram que editais como de remoção e de afastamento para pós-graduação interferem diretamente neste planejamento para 2014.

Plano de Desenvolvimento Institucional

O pró-reitor Bruno Faraco (PROPLAN) realizou apresentação sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Após abordar a  metodologia de trabalho para o PDI, o CODIR elegeu seus representantes nas Comissões. Foram eleitos:  na Comissão de Coordenação Geral – a professora Roseli Dahlem, Diretora Geral do Câmpus Foz do Iguaçu – e na Comissão de Eixos Temáticos – o professor Onivaldo Flores Júnior, Diretor Geral do Câmpus Ivaiporã.