Comissão apresentará propostas para aprimorar concursos públicos para docentes – Instituto Federal do Paraná

Concurso Público

Comissão apresentará propostas para aprimorar concursos públicos para docentes

Reunidos em Curitiba nesta terça (18) e quarta (19), os membros do Colégio de Dirigentes do IFPR (Codir) deliberaram pela criação de uma comissão para a elaboração e apresentação de propostas voltadas ao aprimoramento dos concursos públicos para a contratação de docentes. Até a próxima reunião do Codir, agendada para 23 de abril de 2014, o grupo deverá finalizar os estudos para posterior discussão e aprovação. A comissão deve ser nomeada nos próximos dias.

Basicamente, segundo o reitor do IFPR, professor Irineu Colombo, a ideia é elencar procedimentos e parâmetros visando à impessoalidade nas seleções. “Por exemplo, essa comissão irá discutir a implantação de novas etapas nos concursos para docentes, com o objetivo de aumentar a objetividade dos certames”, comentou. Nesse sentido, para tornar mais transparentes os processos de seleção, deve ser discutida, por exemplo, a implantação de uma prova de múltipla escolha, que teria caráter eliminatório.

O IFPR deve organizar, ainda em 2014, um concurso público para o preenchimento de dezenas de vagas de docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Deverão ser contempladas praticamente todas as unidades do Instituto, inclusive para os novos câmpus e câmpus avançados.

“As propostas de mudanças também atendem às recomendações dos órgãos de controle”, salientou o reitor durante a reunião do Codir.

Composição

Nos próximos dias, por meio de portaria, a instalação da comissão será formalizada. Durante a reunião do Codir, já foram indicados os servidores que devem compor o grupo. A presidência deve ficar a cargo da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Neide Alves. Compõem a comissão, ainda, outros sete dirigentes do IFPR: o pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Silvestre Labiak; o pró-reitor de Ensino, Ezequiel Westphal; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Valdinei Henrique da Costa; o diretor geral do Câmpus Campo Largo, João Claudio Madureira; o diretor do Câmpus Cascavel, Luiz Carlos Eckstein e a diretora do Câmpus Colombo, Edilomar Leonart.

Professores temporários

Também nos próximos dias, todos os câmpus do IFPR, em conjunto com a Proplan, Progepe e Proens, desenvolverão estudos para definir o quantitativo de vagas de professores temporários que será destinado a cada unidade. Foi decidido pelo Codir que os câmpus com necessidades mais imediatas terão preferência nessa distribuição. Os processos seletivos para professores temporários devem ser realizados em breve.