Publicado edital para afastamento de servidores para pós-graduação strictu sensu – Instituto Federal do Paraná

edital

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do IFPR publicou, nesta sexta-feira (14), o edital de seleção de propostas para afastamento de servidores docentes e técnico-administrativos para qualificação em cursos de pós-graduação strictu sensu (mestrado, doutorado ou estágio de pós-doutorado) em instituições nacionais ou estrangeiras para o ano de 2014. O edital está disponível na página de Capacitação da Progepe.
As inscrições têm início na segunda-feira (17) e seguem até 28 de março. A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 4 de abril e o resultado final (pós-recursos) para 15 de abril, com autorização do reitor a ser publicada até 28 de abril.

O número de vagas para afastamento será definido pelo câmpus, Reitoria e pró-reitorias, e estará limitado ao percentual máximo de 10% do quadro efetivo de docentes e de 10% do quadro efetivo de técnicos.

Condições para a inscrição
Podem solicitar o afastamento os servidores técnicos administrativos em Educação (TAE) que pertençam ao quadro efetivo do IFPR (incluindo-se o tempo da Escola Técnica/UFPR), há pelo menos três anos para o mestrado e quatro anos para doutorado ou pós–doutorado, incluído o período de estágio probatório. Também será necessária a apresentação de uma declaração da chefia imediata de que os serviços da unidade não serão prejudicados durante o período de afastamento.

Já para o afastamento de professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, é preciso haver saldo no Banco de Professor Equivalente (BPeq) para possibilitar a contratação de professor substituto ou, quando não houver saldo no BPeq ou quando não houver possibilidade de utilização dele para esta finalidade, o docente deverá apresentar termo de compromisso conjunto dos demais professores do curso ou área em que atua de que assumirão as atividades do mesmo durante o período de afastamento para que não haja qualquer prejuízo das atividades administrativas e acadêmicas.

As propostas deverão ser protocoladas, com a devida documentação (disponível na página de capacitação da Progepe)  por meio do Sipac (processo físico), na Seção de Gestão de Pessoa do Câmpus ou Reitoria/Pró-Reitoria até o final do expediente administrativo do último dia do período de inscrições.

Outras informações sobre este assunto estão disponíveis no edital 014/2014/PROGEPE/IFPR.