A inclusão social das crianças carentes de Coronel Vivida – Instituto Federal do Paraná

Campus Coronel Vivida

A inclusão social das crianças carentes de Coronel Vivida

Alunos do curso de Técnico em Administração do IFPR, Câmpus Avançado de Coronel Vivida, promoveram dia de inclusão social, através de atividades educativas e recreativas, para crianças carentes do Bairro São José Operário do mesmo município. Cerca de 90 crianças participaram das atividades desenvolvidas com o apoio dos alunos, da coordenação e professora do curso. Esta atividade contou com a parceria do policial militar, soldado Barbosa, o qual desenvolve um trabalho com essas crianças há aproximadamente um ano.

Isso tudo ocorreu após um levantamento de dados sobre essas crianças e também do trabalho já desenvolvido com elas. O objetivo deste estudo era de conhecer a realidade e também de se aproximar desse grupo e saber de suas necessidades. Percebeu-se, que as crianças e jovens envolvidas não só precisavam de doações na questão material, mas também de atenção, afeto, interação social, orientação entre outros. Por isso, esse dia de inclusão social já se demonstrava muito válido, antes mesmo de ser realizado.

O encontro aconteceu na sede da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, onde foi servido café da manhã, almoço e lanche da tarde. Muitas brincadeiras e palestras foram realizadas com as crianças. As palestras foram ministradas por integrantes da Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo assistentes sociais, enfermeiras e uma odontóloga, que abordaram temas referentes à higiene bucal e a assuntos de saúde relacionados à idade das crianças e adolescentes.

Após o almoço, foram realizadas ações de embelezamento com as crianças, tais como cortes e penteados. Também houve apresentação do Grupo de Circo de Coronel Vivida, além de muitas doações em roupas, calçados e alimentos.

O Soldado Barbosa agradeceu o apoio da instituição, dos alunos, professora e colaboradores do projeto e destacou a dedicação de todos para ver o sorriso no rosto de cada menino e menina que participou deste evento. Ele também pediu que os seus “filhos adotivos” também agradecessem com um sonoro “Obrigado IFPR”.

Para os alunos, coordenação e professores do Curso Técnico em Administração do IFPR, Câmpus Avançado de Coronel Vivida, foi um momento muito especial. O convívio com estas crianças carentes fez com que cada um refletisse e se doasse um pouquinho para que o semelhante tivesse melhores condições de vida e a lembrança de um dia de muito aprendizado, diversão e alegria, o que não condiz com suas realidades.