Publicado em
Nos dias 12 e 13 de março o Núcleo de Agroecologia do Instituto Federal do Paraná (NAE-IFPR) participa de um Seminário sobre Agroecologia na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade Universitária de Glória de Dourados. O encontro visa mobilizar pesquisadores, professores, produtores rurais e movimentos sociais para discutir sobre a implantação do Curso de Tecnologia em Agroecologia.
O Instituto será representado pelo Coordenador do Núcleo de Aqüicultura e Pesca do IFPR, professor Otávio Bezerra Sampaio. A Instituição foi convidada a participar do evento para compartilhar a rica experiência desenvolvida desde 2003 quando criado o primeiro curso de Tecnologia em Agroecologia do país – realizado na Escola Latino Americana de Agroecologia, na Lapa (PR).
O Coordenador do Curso de Agroecologia do IFPR, Valter Schaffrath, explica que o Curso Técnico de Agroecologia é oferecido graças a uma parceria do Instituto com Movimentos Sociais do campo e realizado com recursos do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.
“A Agroecologia tem contribuído para melhorar a produção dos assentamentos, acima de tudo porque são alimentos livres de transgênicos e a produção é voltada para estimular a soberania dos pequenos agricultores”, afirma o coordenador.
O reitor do Instituto Federal do Paraná, Alipio Leal, assegura que em todos os Campi do Instituto serão ofertados Cursos Técnicos de Agroecologia: “Nós temos a Agroecologia como uma proposta de formação estratégica do IFPR e faremos a inserção em todas as cidades em que o Instituto estiver presente”, ressalta.