Ministro Inaugura IFPR em Foz do Iguaçu – Instituto Federal do Paraná

Campus Foz do Iguaçú

Ministro Inaugura IFPR em Foz do Iguaçu

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, inaugurou na última quinta-feira, 29, o Campus  Foz do Iguaçu do IFPR. Embora já funcione há pouco mais de um ano, a unidade recebeu recentemente um novo espaço para construção do Campus: é o Clube Floresta – doado pela Itaipu Binacional à Instituição – que transformou-se na mais nova Escola Federal de Educação Profissionalizante. Na ocasião, o Ministro fez entrega simbólica da escritura.

A unidade de Foz do Iguaçu começa com dois cursos (Aquicultura e Informática), mas até o final do ano, terá mais dois. Serão 300 alunos para cada ano do curso, mas o objetivo é aumentar essa capacidade. Segundo Haddad, o Brasil está hoje na 13º posição em produção de  conhecimento e caminha para estar entre os dez primeiros. “Foz do Iguaçu está incluída neste contexto, que começa com educação infantil, passa para o ensino médio e termina com a universidade”, disse o ministro.

O ministro comemorou o orçamento do MEC, que este ano chegou a R$ 59 bilhões, e o aumento do número de instituições federais de ensino no estado do Paraná. “A união tinha uma dívida antiga com o estado, que sempre investiu na educação. Por isso, inauguramos quatro instituições federais no estado”.

O Diretor Geral Pró-temporte do Campus, professor Luiz Carlos Eckstein, ressaltou em seu discurso a importância da Educação Profissional para o desenvolvimento do país. “Esta guinada de reordenamento da rede federal escolar é uma das mais importantes já feitas para o futuro do país. Porque não há futuro sem uma boa educação. Esta iniciativa do governo Lula representa uma abordagem inteligente e efetiva de um velho problema da educação brasileira: a dissociação entre os conteúdos curriculares e as demandas do mundo do trabalho.

Leia o discurso do Diretor na íntegra: clique aqui

Fonte: Assessoria IFPR e Itaipu