Aluna do IFPR é selecionada para participar de expedição ao Peru e Espanha – Instituto Federal do Paraná

Aluna do IFPR é selecionada para participar de expedição ao Peru e Espanha

As estudantes brasileiras Clara Oliveira Gomes dos Santos e Thais da Silva Sales foram selecionadas para participar, com jovens de 53 países, da expedição educativa e cultural Ruta Quetzal de 2011. Este ano, sob o tema A Aventura de Martinez Compañón no Peru; do Deserto Moche à Selva Amazônica, a expedição terá início em 16 de junho e se estenderá até 20 de julho.

Clara é aluna do Instituto Federal do Paraná (IFPR); Thais, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio de Janeiro. Com os demais estudantes, elas visitarão o território peruano percorrido por Baltasar Martinez Compañón, bispo de Navarra (Espanha), durante o reinado de Carlos lll. Nos primórdios da arqueologia européia, Compañón foi o mais importante precursor da arqueologia iberoamericana.

No Peru, Compañón elaborou plano educativo que resultou na construção de escolas para crianças. Ele também estudou, organizou e catalogou inúmeras cerâmicas da cultura moche — desenvolveu-se naquele país entre os anos 100aC e 800ad — encontradas em Trujillo. Dessas peças, fez mais de mil desenhos, que enviou à Espanha para os estudo do príncipe das Astúrias, o futuro rei Carlos lV.

Na rota peruana, os estudantes conhecerão a cultura moche e passarão por cidades como Lima, Huacho, Trujillo e Cajamarca. Depois, seguirão para a Espanha. Eles serão recebidos pelo rei Juan Carlos l e pela rainha Sofia e terão a oportunidade de percorrer Madrid, Navarra, Guipúzcoa, Cantábria e Astúrias.

O programa de intercâmbio tem o apoio do Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação espanhol. No Brasil, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação participa desde 1993. A seleção dos alunos coube ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O Brasil foi contemplado com duas bolsas. Na escolha dos estudantes, nascidos entre 1994 e 1995, foram considerados critérios como desempenho escolar e cultural, domínio do idioma espanhol e desenvoltura no relacionamento com grupos.

Fonte: Setec/MEC