Alunos do Campus Campo Largo visitam instituto espacial – Instituto Federal do Paraná

Campus Campo Largo

Alunos do Campus Campo Largo visitam instituto espacial

“Fantástica.” Foi assim que alunos do curso Técnico em Agroecologia do IFPR, do Campus de Campo Largo, definiram a viagem que eles fizeram ao Estado de São Paulo, onde conheceram de perto o trabalho realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Eles visitaram o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em Cachoeira Paulista, e o Laboratório de Integração e Teste (LIT), responsável pela construção, teste e montagem de satélites para diversos fins técnicos e científicos, em São José dos Campos (SP) – os dois os órgãos pertencem ao Inpe.

A viagem, que ocorreu dos dias 4 a 6 de novembro, faz parte do processo de formação técnica do curso de Agroecologia, que se utiliza das variáveis de clima e tempo para definição de plantio e manejo de plantas.

Os professores Luiz Rodrigues (Geografia, Campus Curitiba), Ana Paula (Agrônoma, Campus Irati) e Frederico Fonseca (Campus Campo Largo), acompanharam os estudantes.

Entre outras atividades, eles conheceram os super computadores onde são armazenados os dados enviados por satélites e estações meteorológicas distribuídas em todo o território nacional, além de toda a estrutura responsável pelo estudo e previsão do tempo para todo o país.

Atualmente, o CPTEC tem tecnologia para gerar uma previsão, de forma segura e confiável, com até três dias de antecedência.