Alunos do IFPR conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Alunos do IFPR conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Publicado em

Copiado!

Quatorze alunos do Instituto Federal do Paraná são destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Dois estudantes receberam a medalha de prata, um de bronze e 11 a menção honrosa – os alunos disputaram com outros 19 milhões de participantes em todo o Brasil.O estudante Gabriel kavilhuka Metzger, do Campus Curitiba, é o primeiro colocado no Paraná, com medalha de bronze. O resultado foi divulgado na quinta-feira (25), pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, promotor da competição em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Monique Autran, aluna do Ensino Médio do Campus Curitiba, é uma das 30 participantes que receberão menção honrosa. “A prova estava difícil, mas eu me esforcei muito, consultei provas anteriores e conversei com colegas que já tinham participado da Olimpíada em anos anteriores”, afirma. Para o diretor geral do Campus, professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo, além do esforço individual, o corpo docente qualificado explica os bons resultados que o IF vem conquistando. “Agradecemos aos professores de matemática que tem se dedicado diariamente em sala de aula”, diz.

Com 19,6 milhões de participantes, a 6ª edição da Obmep vai premiar 502 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1802 de bronze. Outros 30.041 alunos receberão menção honrosa. Além das medalhas e das menções, todos os premiados poderão participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que visa estimular os estudantes a seguirem carreiras científicas e tecnológicas e prepará-los para competições internacionais. O PIC foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), que concede bolsa de R$ 100,00 aos medalhistas que acompanharem todas as etapas do Programa.

Trajetória — Realizada desde 2005, a Obmep é um projeto de estímulo ao estudo da matemática voltado para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país. Para estimular a participação, produz e distribui material didático, oferece estágio aos professores premiados e participação de alunos no Programa de Iniciação Científica Júnior. Nesse programa, os ganhadores da competição estudam matemática por um ano com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Acesse a página da Obmep e confira a relação dos classificados

Veja aqui os aprovados em Curitiba e aqui os alunos aprovados do Campus Paranaguá do IFPR.

Topo