Alunos do IFPR premiados nas Olimpíadas de Matemática e Astronomia recebem certificados e medalhas – Instituto Federal do Paraná

Na última terça-feira (14) o Campus Curitiba realizou a entrega de medalhas e certificados aos alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A entrega foi feita pelo diretor geral do Campus, professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo, no auditório da Reitoria. Ao todo foram 32 alunos premiados no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Olimpíada de Matemática
Realizada desde 2005, a Obmep é um projeto de estímulo ao estudo da matemática voltado para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país. Para estimular a participação, produz e distribui material didático, oferece estágio aos professores premiados e participação de alunos no Programa de Iniciação Científica Júnior. Nesse programa, os ganhadores da competição estudam matemática por um ano com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. Ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da Olimpíada, todos os alunos, professores envolvidos e também os diretores escolares, recebem certificado de participação.

Alunos do IFPR são premiados na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
Alunos do IFPR conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas