Atividades especiais marcam o início do ano letivo – Instituto Federal do Paraná

Atividades especiais marcam o início do ano letivo

Nesta segunda-feira (15), diversas unidades do IFPR deram início às aulas do ano letivo de 2016. Para receber os estudantes veteranos e dar as boas-vindas aos novos alunos, os campi prepararam muitas atividades especiais, como apresentações, café da manhã e dinâmicas variadas.

Os novatos foram aprovados no último Processo Seletivo do Instituto, cujas provas, realizadas no mês de novembro de 2015, foram a porta de acesso às 4.755 vagas ofertadas – 3.500 para Cursos Técnicos e 1.255 para Cursos Superiores – , em 44 Cursos Técnicos de Nível Médio e 20 Cursos Superiores. A data de início das atividades curriculares foi prevista na Resolução nº 35, de 17 de dezembro de 2015, que estabelece o calendário acadêmico de referência para os cursos de nível médio e os cursos de graduação, na modalidade presencial.

O Campus Avançado Astorga promove a “Semana de Ambientação”, na qual os novos estudantes, pais e comunidade conhecem a estrutura e método de ensino da unidade. Em Barracão, para gerar interação entre alunos e professores, foi realizada a dinâmica “Bingo dos Autógrafos”. Os estudantes desenharam 10 quadrados em uma folha de papel e, ao sinal do mediador, coletaram 10 autógrafos dos colegas. Os docentes foram chamando alguns alunos para se apresentarem, e o nome do discente que se apresentou ia sendo marcado na tabela daquele que tinha seu autógrafo. Quem preencheu toda a tabela recebeu prêmios. Os estudantes também puderam deixar um recado no mural de desejos para 2016.

No Campus Capanema, foi realizada uma aula inaugural para apresentar a estrutura do campus aos novatos e informar-lhes sobre atividades que serão desenvolvidas. Em Cascavel, os alunos foram recepcionados por professores e pela direção do campus, os quais forneceram um lanche descontraído num ambiente com música. No Campus Avançado Coronel Vivida, foi realizada uma dinâmica para recepcionar os novos estudantes, visando à interação com os veteranos. Em seguida, o Diretor-Geral Antônio Ferreira discursou sobre os direitos e deveres dos estudantes enquanto integrantes da Rede Federal de Educação. Em Curitiba, os discentes foram recepcionados no auditório pelos servidores do campus e do Núcleo de Acompanhamento do Estudante e Apoio ao Professor (Naep), os quais deram as boas-vindas a todos.

O Campus Jacarezinho, por sua vez, realizou uma cerimônia de aula inaugural que contou com a presença de autoridades locais, além da senadora Gleise Hoffman e o palestrante Professor Gabriel Mathias Leão, da Reitoria do Instituto. Em Jaguariaíva, acontece a “Semana de Integração”, durante a qual os professores preparam dinâmicas para apresentar o campus de forma geral; o evento se estende até o dia 19 de fevereiro, contendo atividades e dinâmicas voltadas à integração e socialização da comunidade interna. No Campus Paranavaí, a equipe pedagógica recepcionou os novatos, os quais puderam saber sobre as experiências dos formandos do Curso Técnico Integrado em Informática. Em seguida, servidores e alunos realizaram apresentações de dança e música. Na cidade de Pitanga, servidores do campus deram as boas-vindas aos estudantes, sendo que, na terça e na quarta-feira, atividades esportivas, cinema e conversas ainda serão desenvolvidas. O Campus Avançado Quedas do Iguaçu, que iniciou sua primeira turma de Técnico em Informática, também não ficou de fora: houve a apresentação dos docentes, técnicos e discentes, além de música ao vivo, lanche, gincanas e entrega de camisetas. Em sua nova casa, o Campus União da Vitória promoveu apresentação dos servidores e alunos, com atividades recreativas e lanche, havendo dinâmicas de integração.

Em alguns campi, a data de início para as turmas novas é diferenciada, tendo em vista o calendário de reposição dessas unidades. Confira aqui.