Aprendizagem é tema de palestra no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Aprendizagem é tema de palestra no IFPR

Nesta semana os professores do Instituto Federal do Paraná Campus Curitiba e Paranaguá participaram de uma importante atividade extra-curricular para conhecer mais sobre a mediação do conhecimento e as relações aluno/professor. O palestrante convidado foi o professor Marcos Meier, mestre em educação pela UFPR, psicólogo e matemático. Reconhecido por seu histórico e bibliografia, Meier é palestrante e consultor nas áreas de educação, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento da inteligência e inteligência espiritual.

Com o tema “Aprendizagem significativa: como desenvolver a motivação do estudante”, a palestra trouxe uma série de conceitos educacionais, novas tendências e uma avaliação do que é feito hoje em sala de aula. O IFPR está em processo de desenvolvimento do Projeto Pedagógico Institucional que definirá as políticas de ensino, pesquisa e extensão do instituto. Além disso, no mês de agosto deste ano entrou em vigor a Portaria 120/09 que trata da Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem, que define a avaliação como processual e formativa, com o registro por conceitos e a retirada da recuperação final. “Isso faz com que os professores tenham que trabalhar com recuperação constante do estudante e, portanto, avaliação constante. Assim, o professor Marcos Meier foi essencial para que possamos desenvolver nossas propostas de ensino, pesquisa e extensão que tem como principal objetivo a qualidade. Isso também estimulará o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e regionais em que o Instituto está inserido e, consequentemente, a qualidade de vida da população”, completa Edilomar Leonart, diretora de ensino do IFPR.