IFPR Campus Avançado Arapongas promove capacitação de gestores escolares – Campus Avançado Arapongas

APRENDIZAGEM

IFPR Campus Avançado Arapongas promove capacitação de gestores escolares

Neste último sábado, dia 12, o IFPR Campus Avançado Arapongas ofertou o primeiro dos três dias do programa de Capacitação de Gestores Escolares, curso preparatório para o processo de seleção de diretores das escolas de Ensino Fundamental e Centros Educacionais Infantis (CMEI) na cidade de Arapongas. Realizado aos sábados, das 8h às 16h30, o programa é fundamentado na lei de acesso a recursos complementares do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), a qual estabelece que a cidade que se adequar ao processo de seleção dos gestores escolares, passa a gozar dos recursos repassados através da implementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), o que amplia os investimentos em educação pelo município.

O IFPR, por meio de convênio firmado com a Secretaria de Educação Municipal, foi convidado a desenvolver o método de formação, ofertando-o na forma de curso, amparado pelo projeto de ensino coordenado pela Profa. Dra. Leila Pryjma e com a participação de Técnicos e Docentes tanto do IFPR quanto do Município.
O processo de inscrição e matrícula contou com o interesse de 84 (oitenta e quatro) servidores, e já no primeiro dia foram discutidos vários temas de altíssima relevância para a gestão institucional. Durante todo o dia, a pedagoga do campus, Ma. Danielle Capellazzo, e o docente, Dr. Yuri Oliveira, trabalharam temas relacionados à Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o FUNDEB.