Assembleia aprova estatuto e cria Fundação de Apoio ao IFPR – Instituto Federal do Paraná

FUNDAÇÃO IFPR

Assembleia aprova estatuto e cria Fundação de Apoio ao IFPR

Em assembleia realizada na última segunda-feira, dia 24 de setembro, no miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), foi criada a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa, Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná – FIFPAR. O professor Silvestre Labiak Junior foi eleito, por aclamação, para presidir a sessão e o professor Joelson Juk, com apoio de Carlos Alberto Pereira do Rosário, foram os secretários.

Em breve apresentação, o professor Labiak salientou que o elemento central da relação entre Fundação e instituição, é o IFPR. A FIFPAR terá como objetivos apoiar o IFPR na realização de seus objetivos relacionados ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação; contribuir para a promoção do desenvolvimento institucional, científico, tecnológico, artístico, desportivo, cultural e preservação ambiental e apoiar a gestão administrativa do IFPR. Citando o Decreto 7423, de 31/12/2010, Labiak salientou que a fundação apoia projetos de pesquisa, ensino e extensão, inclusive por meio de suporte de natureza de infraestrutura, material e de laboratório, e especialmente, possibilita relações com ambiente externo que sejam benéficas para a instituição.

A assembleia aprovou o estatuto e autorizou seu encaminhamento para análise e aprovação do Ministério Publico Estadual. Após aprovado o documento também será encaminhado para o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para credenciamento. Durante a assembleia, os instituidores também puderam contribuir financeiramente para a consolidação de um patrimônio inicial de constituição da Fundação. O professor Labiak explicou que a intenção é de que a Fundação atue por meio da metodologia de gestão de projetos, com prazos e metas específicos, o que possibilitará a captação de recursos junto a agências de fomento, fortalecendo as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação realizadas no âmbito da instituição. Salientou, porém, que os rumos da Fundação e suas prioridades serão definidas pela assembleia geral, composta pelos instituidores e que cabe ao Conselho Superior do IFPR determinar as normas de relacionamento e realizar o controle finalístico da Fundação.

Veja as fotos do evento