Primeira Assembleia Geral da Fundação de Apoio ao IFPR será nesta segunda-feira (24) – Instituto Federal do Paraná

Está marcada para esta segunda-feira (24), às 19h, no auditório do Câmpus Curitiba do IFPR (João Negrão, 1285, Rebouças), a primeira Assembleia Geral da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (FIFPAR). Durante o encontro, aberto à comunidade interna e externa ao Instituto, será apresentada a proposta de instituição da FIFPAR, bem com a minuta de estatuto da nova fundação, documentos que, posteriormente, serão encaminhados ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) para análise e aprovação.

Durante a assembleia, professores, estudantes, técnicos administrativos do IFPR, além de toda a comunidade externa à instituição, serão convidados a serem “instituidores” (fundadores) da nova entidade. Para ser instituidor, é preciso levar à Assembleia Geral fotocópia do RG, CPF (se pessoa física) ou CNPJ (se pessoa jurídica) e, durante o encontro, adquirir pelo menos uma cota – cada cota custará R$ 100, valor que pode ser integralizado em até quatro parcelas. O instituidor impossibilitado de comparecer à assembleia poderá nomear outra pessoa para representá-lo mediante procuração.

Os instituidores viabilizarão os recursos necessários para a instalação da FIFPAR e serão habilitados a integrar os conselhos da Fundação, além de ter direito à voz e voto nas assembleias.

De acordo com o entendimento do Governo Federal, as Fundações de Apoio têm a finalidade de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, de interesse das instituições federais de ensino e de pesquisa. São constituídas na forma de fundações de direito privado, sem fins lucrativos, e são regidas pelo Código Civil Brasileiro. Sujeitam-se, portanto, à fiscalização do Ministério Público, nos termos do Código Civil e do Código de Processo Civil, à legislação trabalhista e, em especial, ao prévio registro e credenciamento nos Ministérios da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, renovável bienalmente.

As Fundações de Apoio não são criadas por lei nem mantidas pela União. O prévio credenciamento junto aos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia é requerido em razão da relação entre as instituições federais e as fundações de apoio ser de fomento ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, sendo responsabilidade das fundações dar suporte administrativo e finalístico aos projetos institucionais.

“Entendemos a fundação de apoio como um instrumento importante para o desenvolvimento do IFPR, uma forma que dará agilidade ao Instituto para o estabelecimento de parcerias e também no relacionamento com a sociedade”, explica o professor Eden Januário Netto, assessor de Articulação Institucional do IFPR. “Apenas para exemplificar, a FIFPAR está sendo concebida nos mesmos moldes da Funtef-PR, a Fundação de Apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)”, comenta.

A FIFPAR será instituída com base nas seguintes regulamentações:

Leis

Lei nº. 8.958, de 20 de dezembro de 1994